Início Empresarial Sicoob UniMais participa de intercâmbio em Portugal

Sicoob UniMais participa de intercâmbio em Portugal

Durante 15 dias do mês de novembro, o Sicoob UniMais Centro Leste Paulista, representado pela sua presidente Dra. Egidia Witzel Beltrame e diretor administrativo Ruan Christofoletti de Queiroz, esteve em Lisboa, Portugal com um grupo de lideranças cooperativistas do ramo de crédito e do presidente do Sistema OCESP, Edivaldo Del Grande, para participar de um intercâmbio.
O programa oferecido para as 30 melhores cooperativas de crédito do estado de São Paulo foi realizado na Universidade Católica de Lisboa e foi desenvolvido pautado em premissas diagnosticadas pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Sistema OCESP, junto com os integrantes do Conselho Consultivo do Ramo de Crédito do Estado de São Paulo.
Os intercambistas realizaram diversos cursos como Desingn Thinking, Microeconomia da Intermediação Financeira, Sustainable Finance, Responsible Business, Transformação Digital nas Instituições Financeiras e Governança Corporativa.
Além das atividades na universidade, os participantes puderam conhecer a cooperativa Agrimútuo, uma federação de cooperativas de crédito ligada ao setor agropecuário e também a cooperativa CASES, que atua promovendo o fortalecimento do setor da economia social, aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram.
O objetivo desse programa é que os conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio possam ser replicados para as comunidades locais, possibilitando discussões e análise sobre os planos de negócios das cooperativas e permita o maior desenvolvimento do cooperativismo no país.
“Eu que nasci em cooperativa agrícola, sou de cooperativa de trabalho médico e participei da fundação de uma cooperativa de crédito, foi muito prazeroso conhecer internacionalmente o cooperativismo.
Ser convidada pela OCESP (SESCOOP) a participar gratuitamente desse programa foi honroso e demonstrou o apreço que a organização tem pela nossa cooperativa. Agradecimentos especiais ao Del Grande e ao Schmidt idealizadores do projeto.
O conteúdo foi de extrema relevância e contemplou de forma aprofundada o cooperativismo de crédito em Portugal e mostrou que são poucas as diferenças na forma de atuar nos dois países.
Gostaria de destacar a receptividade da Universidade de Lisboa, na figura do seu reitor, professores e funcionários” afirmou a Dra. Egidia. Ruan agradeceu a todo seu Conselho de Administração pela oportunidade ímpar, de muito aprendizado. Enfatizou a importância do relacionamento e troca de experiências com os colegas cooperativistas de vários sistemas e segmentos. O tema em relevância foi: Precisamos de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Visando o bem-estar de nossos colaboradores e a saúde financeira de nossos cooperados e a nossa comunidade.

Artigo anteriorHotel Sleep In inaugura em Paulínia
Próximo artigoTOXINA BOTULÍNICA, o famoso “botox”