Início Colunas TOXINA BOTULÍNICA, o famoso “botox”

TOXINA BOTULÍNICA, o famoso “botox”

A toxina botulínica, a mais famosa na estética médica, é a responsável por eliminar as “rugas” indesejadas, atenuando as linhas de expressão e causando o efeito rejuvenescedor da pele.
Também conhecida como ” botox”, é uma toxina produzida por uma bactéria: a Clostridium Botuluim. Ao ser aplicada, ela se liga aos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos. Por meio de reações químicas nos terminais nervosos, o “botox” impede a liberação do acetilcolina (neurotransmissor responsável pelas contrações musculares) para o músculo, assim ocorre um “relaxamento” muscular e o aspecto ” liso ” da pele, com a ausência das rugas.
Ela pode ser usada em várias regiões como face, pescoço, colo, para arquear as sobrancelhas e combater a hiperidrose (que causa o suor excessivo), em palmas das mãos, plantas dos pés e axilas.
Seu início de ação se dá após 48h de sua aplicação, sendo o seu efeito total com 15 dias. O tempo de duração varia de 4 a 6 meses. Solicito que, após as primeiras 4 horas da aplicação, seja evitado massagear o local e realizar exercícios físicos.
Alerto quanto aos possíveis efeitos colaterais, como leve dor de cabeça, possíveis hematomas e pequenos “nódulos” onde foi injetado a substância, mas que desaparecem em poucos dias.
Uma pergunta frequente no consultório é: quando devo iniciar a toxina botulínica? A mesma pode ser usada a partir dos 25 anos, com função preventiva, ou após essa idade com efeito preventivo e corretivo.
O importante é que procure um médico especialista na área, de sua confiança, para garantir um efeito satisfatório e natural. Valorize sempre a sua beleza!!!

Dra. Luana Queiroz Ferreira, médica formada pela UGF, pós-graduada em Dermatologia pela ISMD, pós-graduando em Tricologia e implante capilar pela BWS , ganhadora do prêmio TOP OF MIND BRASIL 2020