Quatro vítimas de um grave acidente envolvendo um caminhão de transporte de combustíveis, um carro, uma moto e simultaneamente um atropelamento. Este foi o contexto da simulação realizada pela Secretaria de Segurança de Paulínia para encerrar as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que teve como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”.
Para o secretário de Segurança de Paulínia, Cícero Brito, o evento foi positivo. “A simulação mostrou o que pode acontecer na vida real. Um motorista embriagado provocou um acidente, fez além dele, outras três vítimas inocentes. Aqui temos a noção do risco que alguém corre ao dirigir após beber”, declarou o secretário. “Temos que ter consciência e, principalmente, prudência quando estamos ao volante”, completou.
O simulado, que aconteceu na Avenida José Paulino, no Centro da cidade, foi registrado pela Secretaria Estadual da Casa Civil. O tempo de reação deverá ser avaliado pelos órgãos de segurança. Participaram do evento as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital Municipal, PAM – Plano de Auxilio Mútuo das Empresas e as Secretarias de Transporte, Saúde e Defesa Civil.
Simulação
Um caminhão de transporte de combustível transitará pela Avenida José Paulino, sentido cemitério, quando na altura Banco do Brasil, um automóvel com condutor e passageiro, colide na traseira do veículo de carga. Na sequência uma motocicleta bate na traseira do carro.
O motorista de outro automóvel, ao ver a situação, não percebe o pedestre na travessia e o atropela. O caminhão começa a vazar combustível pela válvula danificada com a colisão.
A GM (Guarda Municipal) de Trânsito ao se deparar com a situação aciona o Controle GM, que chama o Corpo de Bombeiros. Unidades do HMP (Hospital Municipal de Paulínia), PAM (Plano de Auxílio das Empresas) e Defesa Civil vão até o local para prestar auxílio.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atuou no socorro das quatro vítimas. Com relação ao vazamento, houve intervenção do Corpo de Bombeiro e PAM para fazer a contenção e evacuar a área. Cerca de trinta profissionais das instituições mencionadas participaram.