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Sistema Ponto a Ponto começa a ser instalado na Zeferino Vaz

Sensores do sistema de pedágio Ponto a Ponto começaram a ser instalados na Rodovia Zeferino Vaz
Sensores do sistema de pedágio Ponto a Ponto começaram a ser instalados na Rodovia Zeferino Vaz

Primeira fase da operação será aberta para moradores de Cosmópolis e Paulínia, que pagarão R$ 3,40

As estruturas do sistema Ponto a Ponto (cobrança de pedágio por trecho percorrido) começaram a ser implantadas na Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), na altura do km 119, no limite entre as cidades de Campinas e Paulínia. Totens do projeto estão sendo montados nos dois sentidos da via.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a previsão é que o sistema entre em operação a partir de julho. A data de início da adesão ao sistema e a forma como será feita ainda está sendo definida pela agência.
A implantação do sistema está atrasada. Ela deveria ter começado em março deste ano. De acordo com a Artesp, isso não ocorreu devido a necessidade de ajustes jurídicos nos contratos necessários para atender a legislação vigente, o que já aconteceu.
A primeira fase da operação será aberta para moradores de Cosmópolis e Paulínia. Os participantes que aderirem ao sistema pagarão R$ 3,40 ao passar pelas cabines automáticas da praça de pedágio de Paulínia (km 135). A tarifa atual pelo modelo tradicional é de R$ 6,20. Ou seja, será possível reduzir o gasto com pedágio em 45% nesse trecho.
Para os moradores de Cosmópolis que usam a rodovia diariamente, o começo da operação na Zeferino Vaz vai significar uma economia de R$ 5,60 por dia, ou R$ 123,30 mensais. Pela praça do km 135 passam diariamente, em média, 4 mil veículos de passeio de Cosmópolis e Paulínia.
Ao todo, o Ponto a Ponto na Zeferino Vaz, segundo estimativa da Artesp, chegará a cerca de 200 mil moradores das quatro cidades que contam com uma frota de 74.496 veículos de passeio. Quando estiver operando em sua totalidade, o sistema contará com dois pórticos, além das praças de pedágio já existentes.
O sistema já está em operação na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí; na Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba; e na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mococa.

Paulínia
Também serão beneficiados moradores de seis bairros de Paulínia que ficam próximos a rodovia e utilizam a SP-332 com frequência em seus deslocamentos: São José/São João Aranha; Jardim Planalto; Monte Alegre; Nova Paulínia; Betel e Alto dos Pinheiros.
Os motoristas interessados no sistema terão que instalar um tag (chip eletrônico) e o pagamento poderá ser feito de forma pré ou pós-paga. A praça de bloqueio de Paulínia, localizada no km 132,55, também terá tarifa menor para os usuários do Ponto a Ponto: dos atuais R$ 8,60 cobrará R$ 6,80, redução de 20,9%.
Moradores de Paulínia que aderirem ao programa passarão a pagar tarifa de R$ 2,80 para o deslocamento até Campinas, o que não acontece atualmente. Já na segunda etapa do projeto serão beneficiados moradores de Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho. Segundo a Agência, está previsto para ser implantado o sistema nesses locais dois meses após a fase inicial, mas ainda não há uma data fechada para o seu início.

Universitários
Os principais beneficiados serão universitários de Arthur Nogueira que estudam em Engenheiro Coelho, além de funcionários da Universidade — cerca de 3 mil pessoas. Nesse trecho, quem aderir ao Ponto a Ponto, pagará R$ 3,40 no pedágio do km 159, uma redução de 17,1% em relação a tarifa de R$ 4,10 da praça por onde passam diariamente cerca mil veículos com placas dos municípios de Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho. Em um ano, motoristas que fazem essa viagem diariamente economizarão R$ 369,60. (Luciana Félix/RAC)