Início Paulínia Sula Miranda encerra Campanha de Combate à Exploração em Paulínia

Sula Miranda encerra Campanha de Combate à Exploração em Paulínia

Sula Miranda foi a grande estrela da tarde de conscientização
Sula Miranda foi a grande estrela da tarde de conscientização

Rainha dos Caminhoneiros emocionou público com músicas que retratam a vida na boleia e também mostrou conhecimento sobre o delicado tema

Com a presença da cantora Sula Miranda, a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovida pela Concessionária Rota das Bandeiras, foi encerrada na noite da última quinta-feira, dia 29, no Posto Pavão, no bairro Betel, em Paulínia. Durante os dois dias de evento, 153 caminhoneiros receberam orientações sobre os riscos de se envolver com menores de idade. Eles também fizeram exames médicos e receberam massagem de especialistas.
Entre os caminhoneiros atendidos pelas equipes médicas, três apresentaram resultado positivo para a Hepatite C, sete estavam com a glicemia alterada e outros sete com a pressão alterada. Todos foram orientados e encaminhados ao tratamento.
A cantora, conhecida como a Rainha dos Caminhoneiros, foi um show à parte. Logo ao chegar com seu veículo estilizado, foi cercada por fãs. Com muito bom humor, tirou fotos, fez piada com as mulheres que liberavam os maridos para os cliques e demonstrou seu apoio à campanha. “Os caminhoneiros não podem ser os vilões dessa história, mas sim companheiros que ajudam a denunciar estes abusos. Estas meninas, além de exploradas, muitas vezes são aliciadas por quadrilhas de roubo de carga e a vítima pode ser o próprio motorista”, disse.
E não foram só os homens que se emocionaram com a cantora. Caminhoneira há 15 anos, Ruth Gonçales Mijoler curtiu a apresentação ao lado do namorado, o também caminhoneiro,  Antônio Aparecido Paleari. Muitas vezes separados durante as longas viagens que fazem, eles sempre escutam as músicas de Sula para matar a saudade. “Foi muito especial encontrá-la aqui. Foi uma surpresa. Já namoramos muito ao som dela”, comentou Ruth.

Números
A Rota das Bandeiras é signatária do programa Na Mão Certa, criado pela Childhood, Organização Não Governamental (ONG) que busca a mobilização pela proteção da infância. Uma das preocupações da ONG é com a aproximação da Copa do Mundo. A instituição fez um estudo que mostra o aumento de casos de exploração sexual no locais que recebem grandes eventos esportivos. Na Copa de 2010, na África,  foram registrados 40 mil casos de exploração infantil (aumento de 63%) e 73 mil  abusos contra mulheres (aumento de 83%). Também houve crescimento na Copa da Alemanha, em 2006, e na Olimpíada de Atenas, na Grécia, em 2004.
No Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos registrou no ano passado 33 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Os caminhoneiros convivem com esta realidade, já que há muitos casos nos locais em que eles transitam.
No evento de quinta-feira, também esteve presente o cantor sertanejo Marcelo Teodoro. Ele distribuiu autógrafos e CDs e deu uma palhinha de seus recentes sucessos. A ação da Concessionária foi realizada em parceria com a Antrac (Associação Nacional dos Caminhoneiros), Avery Dennison, Shell, Secretaria de Saúde de Paulínia e Instituto Lina Galvani.