O Partido Popular Socialista (PPS) de Paulínia lançou na última terça-feira, dia 30, a candidatura de Tuta Bosco à prefeitura de Paulínia. O Dr. Gustavo Yatecola, do partido AVANTE, foi indicado a vice. O anúncio foi feito durante a Convenção Municipal do PPS e PSD, realizada na Câmara de Vereadores.
Empresário do ramo dos combustíveis, Tuta Bosco foi candidato a prefeito nas eleições municipais de Paulínia, em 2016. Na ocasião, ficou em 3º lugar na disputa e obteve cerca 14 mil votos. O vice Gustavo Yatecola é médico, servidor público e foi vereador por dois mandatos.
Durante a convenção, a jovem paulinense Daiane Sousa Veras fez um discurso sobre a importância da participação dos jovens na política. “É preciso conhecer melhor a vida, as propostas, os discursos e as ações de cada candidato. Eu imediatamente me identifiquei com as ideias de Tuta Bosco para Paulínia e fiz a minha escolha”, disse.
Em seu discurso, Tuta Bosco disse que fez um plano de governo ouvindo as pessoas em todas as regiões e que estabeleceu prioridades para o governo, que terá duração de um ano e três meses. Estão previstas a modernização e a implementação de um sistema de controle de metas e atividades, prezando pela eficiência e transparência. “É necessário construir uma estabilidade política forte e verdadeira, sem radicalizações, sem demagogias; estabilidade que, de um lado, reverta essa situação que faz com que Paulínia perca oportunidades e, de outro, assegure nosso crescimento com inclusão social”, disse.
As prioridades estão divididas em cinco áreas. A principal delas é a Saúde. Entre as propostas estão mutirões de exames e consultas, melhoria das condições de trabalho para os servidores, regularização no fornecimento dos remédios, reformas nas unidades de saúde e atendimento 24 horas em algumas UBSs. Outra prioridade é a Educação. O objetivo é transformar a cidade em líder de qualidade na educação. Há planos para a formação continuada de professores e professoras; valorização de todos os profissionais da educação; tecnologia dentro da sala de aula a disposição de todos os alunos; implementação da Escola em Tempo Integral com atividades no contra-turno e bolsas de estudo para os filhos de Paulínia. Na área de desenvolvimento, há um projeto para gerar empregos, renda e oportunidades. A iniciativa visa garantir estímulos para que as empresas já instaladas em nossa cidade cresçam e gerem mais empregos. A quinta prioridade é manutenção da cidade. Serão adotadas medidas simples para recuperar a satisfação de viver na nossa cidade, como a limpeza, manutenção e reforma dos prédios públicos, coleta regular de lixo comum e reciclável e a recuperação de praças e parques.
Além das prioridades apresentadas, o programa de governo também aborda ações para as mais diversas áreas da cidade, como Transporte, Habitação, Segurança, entre outras.
O candidato à vice de Tuta Bosco, Gustavo Yatecola, agradeceu a presença de todos e lembrou que esteve ao lado dele nas eleições de 2016. Ele falou sobre a origem humilde, que pode se formar em medicina graças a uma bolsa de estudo e sobre os desafios a serem enfrentados na cidade. ”Paulínia é uma cidade rica. Mas a cidade está tudo no papel… É preciso mudar. Sou formado em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, tenho conhecimento na área e a gente sabe o que é preciso ser feito”, afirmou.
Durante o evento, Tuta também falou sobre a escolha de seu vice-prefeito, que é médico na cidade há mais de 20 anos, e conhece bem a situação da cidade. “Eu confio nele. Vamos ter a melhor Saúde no País. Paulínia será referência nacional”, disse.
Participaram da convenção, autoridades municipais, estaduais e nacionais dos partidos PPS, PSD, PV, PMN, PTC e AVANTE, que formam o maior grupo partidário para as eleições de 1 de setembro. O vice-presidente Nacional do PSD e presidente do Sebrae de Campinas, o ex-deputado federal, Guilherme Campos, foi a primeira autoridade a se pronunciar. “Paulínia merece uma pessoa como você (Tuta). Que trabalhe e faça da política um instrumento para melhorar a vida das pessoas”, disse.
O assessor parlamentar especial na Assembleia Legislativa de São Paulo Chico Sardelli, que foi deputado por três mandados, também apoiou a candidatura de Tuta Bosco. “Eu não tenho dúvidas, que você (Tuta) é candidato mais bem preparado e mais capaz de assumir a responsabilidade de administrar Paulínia. Olhe principalmente para aqueles que mais precisam”.
Em seguida, o deputado estadual e vice-líder do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp, Thiago Aurichio, falou que veio pela gratidão que tem pelo Tuta, que o ajudou na carreira política. “Paulínia precisa voltar a ser uma cidade organizada com uma Saúde melhor, uma Educação melhor. Eu tenho a certeza, que a mudança é Tuta Bosco”, afirmou.
O deputado federal Alex Manente, que está no segundo mandato na Câmara dos Deputados, falou em nome do PPS Nacional e lembrou da instabilidade política vivida por Paulínia e ressaltou que a cidade precisa de uma mudança segura, de um candidato preparado e que não tem problema judicial. “Paulínia é uma das maiores cidades do estado de São Paulo e que infelizmente na última década vem sofrendo com a falta de responsabilidade de seus governantes. É hora de encontrarmos um novo modelo político de alguém que teve sucesso pela capacidade e dedicação”, disse.
Entre os vereadores presentes estava o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Paulínia, Zé Coco, que está no segundo mandato e obteve 1.308 votos nas últimas eleições.
Xandinho Ferrari, do PSD, que foi eleito com 936 votos também acompanhou a convenção. A vereadora Fabia Ramalho, do PMN, que assumiu o cargo em 2017 com 928 votos e o Ney do Transporte Escolar, que assumiu a vaga de vereador titular com 441 votos.
“Dez anos. Doze trocas de prefeitos. Paulínia não suporta mais essa bagunça na Prefeitura. Esse entra e sai acabou com a nossa cidade. E quem perde com isso é o nosso povo, a nossa gente. Ninguém merece isso.”
“Acabou a nossa paciência. Essa é que é a verdade. Temos que reagir. E é para esta reação que convido todos os homens e mulheres de bem da nossa cidade.”
“É preciso conhecer melhor a vida, as propostas, os discursos e as ações de cada candidato. Eu imediatamente me identifiquei com as ideias de Tuta Bosco para Paulínia e fiz a minha escolha.”