Início Paulínia Valmir Brustolin: homem de negócios, incentivador do esporte e preocupado com o...

Valmir Brustolin: homem de negócios, incentivador do esporte e preocupado com o social

Brustolin: Sempre disposto, ele divide bem o seu tempo entre a família, o trabalho, e suas ações sociais

Empresário de sucesso, paulinense atua nas mais diversas áreas e não deixa de lado seu papel de cidadão

Nem só de negócios vive o empresário paulinense Valmir Brustolin. Proprietário de uma empresa de transportes e outra de criação de avestruzes, o homem de sucesso atua nas mais diversas áreas com tanto desprendimento e talento como na primeira, entre elas, ações de incentivo ao esporte e também de trabalho social.
Ser humano dinâmico e de caráter ímpar, o empresário é daquelas pessoas que em todos os setores em que atua faz com amor, dedicação e competência. Sempre disposto, ele divide bem o seu tempo entre a família, o trabalho, e suas ações sociais. Trabalhando tanto, não se imagina tempo na agenda de uma pessoa tão ocupada para se dedicar a projetos sociais, mas ele desempenha bem este papel.
E essa história começou há alguns anos, quando investiu seu tempo no incentivo ao esporte através do bicicross, onde através de uma escolinha para iniciantes, pôde fazer um projeto social e esportivo que atendia alunos de Paulínia com idade a partir dos 5 anos.
Seu principal objetivo era promover a integração social através de uma modalidade esportiva que exige muita dedicação. O sucesso dessa mistura foi tão grande que permitiu o surgimento de grandes e importantes nomes para o esporte, entre eles o paulinense Daniel Jorge, campeão da modalidade e ex-técnico da Seleção Brasileira de Bicicross.
Em parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade de Paulínia, fomentou a Escolinha de Bicicross para alunos especiais em 2003. O resultado foi tão surpreendente que no ano seguinte foi aberta uma categoria para pilotos especiais nos Campeonatos Paulista e Brasileiro.
O incentivo ao esporte atravessou a barreira municipal e chegou à cidade vizinha, Cosmópolis, onde uma das empresas de Brustolin também custeou os alunos e a construção de uma pista adequada para os treinos semanais e competições.
No mundo das bikes, Brustolin ainda chegou a presidir a Associação Paulista de Bicicross, em que permaneceu a frente do órgão no quadriênio 2009/2012. Durante sua gestão, propôs novos programas com objetivo de elevar o nível técnico e profissional de todos os envolvidos, fazendo com que bicicross paulista chegasse a um patamar de esporte olímpico, incentivando o surgimento de novas pistas, o interesse de novos pilotos, a maior divulgação do esporte, a busca de incentivos fiscais, novos parceiros privados e maior apoio de órgãos públicos.
De pai para filho: hoje, o presidente do Paulínia Racing Bicicross é seu filho, Julio Brustolin.

Ovos de avestruz
Já no ano de 2005 mais uma ação. A criação da “Escola de Pintura e Mosaico” em ovos de avestruzes, uma parceria com as Apae’s de Paulínia e Cosmópolis, onde outra empresa de sua propriedade, a Betel Avestruzes, entrava com o custeio de todo o material de pintura e demais matérias-primas para o desenvolvimento dessa arte.
Foram feitos treinamentos com professoras e alunos que multiplicaram os conhecimentos aos demais alunos. O dinheiro angariado com as vendas dos objetos decorados ajudavam no custeio da entidade e no orçamento familiar de cada aluno, além do resultado psicoterapêutico serem de extrema importância para os participantes.
Em 2007 foi também foi criado o Projeto Escola de Artesanato “Criando com a Casca”, voltado para mulheres carentes, onde eram ensinadas técnicas de pintura e mosaico com cascas de ovos de avestruzes.

Na política
No ano de 2008 mais um desafio. Preocupado com o futuro administrativo de Paulínia, Brustolin se lança como candidato a prefeito e consegue o honroso terceiro lugar, já que no pleito daquele ano a cidade teve um número recorde de concorrentes, nove. Na época, ele afirmou em entrevistas, que havia entrado na política por convite de pessoas que acreditavam nele e em sua preferência em trabalhar pelos que mais precisam. Obteve 2.900 votos.

Presidente da Apae
Sempre preocupado com as questões sociais, o empresário dos transportes e “avestruzes” se torna no ano de 2014, presidente da Apae de Paulínia, onde já havia atuado por diversas vezes na diretoria ou em ações voluntárias e implantado um inédito projeto de bicicross

Conselheiro

De pai para filho: hoje, o presidente do Paulínia Racing Bicicross é seu filho e ex-atleta, Julio Brustolin

Já no ano de 2017, duas novas missões para atender seu propósito de ajudar o próximo e fazer diferença na vida das pessoas. Atendendo ao convite do prefeito Dixon Carvalho, ele passou a compor o Conselho Administrativo da Pauliprev, e, através de sua experiência como gestor de suas empresas, ajuda a administrar com segurança o fundo de previdência dos servidores públicos municipais. Além disso, também integra o Conselho Deliberativo do Fundo de Solidariedade Municipal, revelando mais uma vez sua principal missão, sempre atender os anseios e necessidades do próximo.