Início Cosmópolis Vereador de Cosmópolis faz acusações controversas na internet

Vereador de Cosmópolis faz acusações controversas na internet

Humberto Hiroshi diz que outros vereadores se apropriam de ações em seu lugar só para ‘colher os louros’, mas, suas críticas à Administração seguem a mesma linha

Acostumado a fazer transmissões ao vivo em sua rede social, o vereador de Cosmópolis, Humberto Hiroshi (PT) usa a mesma prática da qual acusa outros vereadores: se apropriar de ações públicas já encaminhadas pelo Executivo para ficar com o crédito diante da população.
Em um vídeo publicado na noite do último dia 2, o vereador não citou nomes de nenhum outro vereador, mas, diz fazer reuniões com o prefeito e secretários para garantir obras e serviços da Prefeitura na cidade e que quando as mesmas estão para ser realizadas pela Prefeitura, seus colegas de Câmara protocolam ofícios para “ficar com os louros”, como fez questão de citar.
No entanto, no mesmo vídeo, o vereador convoca a população a raciocinar sobre as atividades da Secretaria de Esportes que vêm ocorrendo na cidade após um outro vídeo polêmico seu, realizado no dia 11 de junho na Tribuna Livre da Câmara Municipal.
No vídeo de denúncia contra a Secretaria de Esportes, Hiroshi ressaltou que considera alto o orçamento da Secretaria e que não via resultados. Mas, que após sua denúncia de insatisfação, eventos como o Campeonato Internacional de Futebol e a reforma da pista e a realização de competições de bicicross começaram a acontecer.
Em contato com a Secretaria de Esportes, o Jornal Tribuna apurou que a organização dos dois campeonatos citados pelo vereador Hiroshi e também a reforma da pista de bicicross haviam começado em abril, ou seja, pelo menos três meses antes de seu polêmico vídeo na Internet.
De acordo com a Secretaria de Esportes, a agenda do bicicross segue uma programação anual que começa a ser discutida no ano anterior aos seus eventos, sendo finalizada antes do término do primeiro trimestre do ano vigente.
Atualmente, a Secretaria de Esportes está com inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futsal. As inscrições vão até o dia 24 de agosto. O campeonato começa no dia 3 de setembro, mas, a organização do evento começou em maio, também antes do vídeo do vereador Hirsoshi, publicado em junho.

:: VAGA EM CRECHE
Outra controvérsia do vereador Humberto Hiroshi publicada em seu vídeo esta semana está relacionada às vagas nas creches municipais. De acordo com vereador, ele tem pelo menos 30 famílias reclamando pessoalmente a ele por falta de vaga e pelo menos duas dessas pessoas haviam perdido oportunidade de emprego por este motivo.
No vídeo, Hiroshi chega a comentar que pediu ao seu assessor para conversar com a secretária de Educação, Vera Borelli, que buscou ajuda da vereadora Cristiane Paes (PT) por ser amiga pessoal da secretária, mas, que não obteve sucesso.
A secretária de Educação não se pronunciou sobre o tema, mas, vale destacar que na semana anterior, em reportagem veiculada pelo Jornal Tribuna sobre a volta às aulas, Vera Borelli informou a construção de quatro novas salas de aulas em creches: duas na unidade Guilhermina Kowaleski e duas na EMEI Honorina Frota Rogero Bosshard, obras já adiantadas e que também antecedem ao vídeo de Hiroshi, no qual o vereador, ignorando a informação sobre o investimento da Prefeitura, ainda diz em tom de ameaça: “Espero não ter que fazer outro vídeo para conseguir”, disse.
Citada no vídeo, a vereadora Cristiane Paes, que também é diretora de creche, apenas comentou que embora seja amiga da secretária, isso não lhe garante privilégios. “Intercedo como todo vereador quando recebo algum pedido, mas, minha amizade com a secretária não me dá vantagem alguma, seria até desrespeitoso com a população, afinal, a lista de espera segue uma ordem de inscrição e seria injusto passar uma criança na frente da outra”, comenta.
A vereadora citou ainda que na última terça-feira, dia 31 de julho, registrou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal solicitando à Prefeitura que publique em seu Semanário Oficial e em seu site na Internet a lista de espera para vagas em creches. A solicitação da vereadora deve ser analisada em plenário na sessão do dia 13 de agosto, mas, seu registro também foi feito antes do vídeo do vereador Hiroshi.

:: FALTA DE REMÉDIOS
Também no vídeo desta semana, o vereador Hiroshi pediu à população para se recordar de uma outra publicação polêmica sua: a da farmácia municipal. De acordo com o vereador, não tem faltado remédios na farmácia de Cosmópolis desde sua reclamação nas redes sociais, no entanto, a publicação do vereador é de maio e o pedido para compra de remédios feita pela Prefeitura Municipal foi iniciada em fevereiro, seguiu os trâmites legais de pregão público e agora garante o abastecimento periódico dos medicamentos.

Artigo anteriorPaulínia promove Semana Aleitamento Materno
Próximo artigoCosmópolis recebe pré-certificação do programa ‘Município Verde Azul pelo segundo ano consecutivo