Careca e Célia, pais do Vereador Pedro Bernarde, fizeram questão de estarem presentes para testemunhar esse momento especial na vida de Dra. Sônia
A notável trajetória na vida pública dedicada ao serviço à comunidade rendeu a Dra. Sônia Prado de Oliveira o Título de Cidadã Paulinense, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em março deste ano. Na ocasião, o vereador Pedro Bernarde, autor do Decreto Legislativo falou sobre a homenagem. “É um privilégio para mim poder fazer esse reconhecimento a Dra. Sônia, por toda a sua trajetória na vida pública da nossa cidade. Ela foi a primeira vereadora mulher de Paulínia, a primeira secretária de Saúde, primeira presidente da Câmara Municipal e a primeira vice-prefeita da nossa cidade. Sem dúvidas, a sua história é uma inspiração para muitos, e tenho certeza que é uma inspiração para novas gerações também”.
A Dra. Sônia Prado de Oliveira é uma personalidade marcante na história de Paulínia. Formada em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, ela também concluiu sua pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Após uma carreira de servidora pública aposentada da Prefeitura de Paulínia (PMP), Dra. Sonia decidiu dedicar sua vida à busca de recursos para a construção de habitações populares na cidade.
Legado Habitacional
Seu compromisso incansável resultou na liberação de verbas para a construção das primeiras unidades do Parque Jequitibás I, situado na região noroeste de Paulínia. Atualmente, mais de 190 famílias chamam esse lugar de lar. Além disso, o Jardim Leonor é outro testemunho do legado deixado por Doutora Sônia, proporcionando moradia a famílias de baixa renda.
Uma revolução na Saúde Bucal
Antes de ingressar na política, Doutora Sonia inovou na área de saúde bucal com o Programa Integrado de Educação e Saúde Escolar (Piese). Esse programa inovador foi implementado nas escolas municipais de Paulínia, resultando em uma redução dos índices de cárie entre os alunos e uma melhoria significativa na saúde bucal da comunidade.
Mudança para Paulínia
Nascida em Barretos (SP), Doutora Sonia Prado de Oliveira fez a sua mudança para Paulínia em 1972, respondendo ao convite do então prefeito, Vicente Amatte. Sua missão era cuidar da saúde bucal dos alunos da Escola de 1º Grau da Rhodia, além de prestar auxílio em situações de emergência no Pronto Socorro Municipal (PSM). Foi aí que sua jornada pioneira, tanto na esfera profissional como na política, teve início na cidade de Paulínia.
No dia da entrega do título, a mãe do vereador Pedro Bernarde, Célia, e o seu pai, conhecido na cidade como Careca, fizeram questão de estarem presentes para testemunhar esse momento especial na vida de Doutora Sônia Prado de Oliveira, destacando o reconhecimento de sua família pelo seu compromisso e contribuição à comunidade.
“A vida e a carreira de doutora Sônia Prado de Oliveira são uma inspiração para todos, independentemente do gênero. Seu compromisso com a habitação popular, seu impacto transformador na saúde bucal e seu legado político marcaram profundamente a cidade de Paulínia. Doutora Sonia é, sem dúvida, uma Cidadã Paulinense merecedora de reconhecimento, cuja história inspiradora continuará a moldar e capacitar as gerações futuras”, disseram.