Início Cinema Vicente Amorim finaliza ‘Corações Sujos’ e faz palestra em Paulínia

Vicente Amorim finaliza ‘Corações Sujos’ e faz palestra em Paulínia

“Meu momento de maior prazer é a filmagem”

Um olhar diferenciado na forma de se trabalhar com direção de cinema despertou ainda mais o interesse do público presente à palestra do cineasta Vicente Amorim, diretor do filme ‘Corações Sujos’, que teve 100% de suas filmagens realizadas em Paulínia.
O diretor discorreu sobre as fases que permitem a realização de um filme, desde a concepção do projeto, desenvolvimento, roteiro e finalização, destacando que o ideal é entrar em um projeto como diretor e produtor, porque ele acredita que a influência do diretor no processo de produção é fundamental para o sucesso do projeto. “O diretor tem que estar envolvido diretamente com a produção, saber exatamente aonde quer chegar e seguir com coerência todos os passos do desenvolvimento do projeto”, disse.
Amorim frisa que o diretor não deve ser colocado em um pedestal, ele deve ser respeitado, imprimindo dessa forma, o seu jeito de trabalhar. “Prefiro que as pessoas trabalhem comigo por causa do trabalho a ser desenvolvido, quero que elas tenham prazer em estar fazendo parte da equipe e que acreditem no projeto”.
O cineasta dirigiu “O Caminho das Nuvens” e “Um Homem Bom”, e o terceiro longa de ficção do diretor ‘Corações Sujos’ é uma adaptação do livro homônimo de Fernando Morais.
Enquanto a obra de Morais é uma investigação da organização ultranacionalista Shindo Renmei, de japoneses que matavam os que ofendiam a honra do Japão ou acreditavam na derrota do país na Segunda Guerra Mundial, o filme é uma história de amor entre dois imigrantes, com estrutura de thriller (suspense), tendo os atentados terroristas como pano de fundo.“ O longa fala sobre as escolhas das pessoas, é uma história de amor e um thriller ao mesmo, e isso nós mostramos com cuidado e delicadeza. Queremos entreter e emocionar o público”, disse Amorim.
O elenco de ‘Corações Sujos’ é formado por japoneses e o filme é 70% falado neste idioma. Os diálogos em japonês foram adaptados por Yuki Ishimaru, responsável pelos diálogos de “Cartas de Iwo Jima”, de Clint Eastwood. A produção do elenco nipônico ficou a cargo de Yutaka Tachibana, que também trabalhou no longa de Eastwood.
Para se comunicar com o elenco, Amorim teve a ajuda da tradutora Nilva Kurotsu.
‘Corações Sujos’ é um dos dez filmes selecionados no edital de 2009 da Secretaria de Cultura de Paulínia, que teve mais de 50% de suas filmagens realizadas na cidade.
Para Amorim o Polo de Cinema oferece todas as condições para receber grandes produções. “A estrutura que encontramos aqui é excelente e acredito que muito em breve poderão surgir projetos na própria cidade”.

Os participantes puderam conferir a exibição do trailer com imagens das primeiras filmagens de ‘Corações Sujos’