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A cada 15 segundos uma pessoa é vítima de tentativa de fraude no Brasil

A cada 15 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito, com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. Segundo dados da Serasa Experian, entre janeiro e setembro deste ano, foram 1.565.028 tentativas de fraudes, número recorde no período desde 2010, quando a medição começou. No ano passado, houve 1.478.397 registros entre janeiro e setembro e 1.377.033 no mesmo período de 2010.

Os golpistas usam os dados das vítimas para obter talões de cheque e cartões de crédito e fazer empréstimos bancários. Depois, os cheques e cartões são utilizados em restaurantes, salões de beleza, na compra de pacotes turísticos, entre outros, diz o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
Principais alvos

Os setores de serviço e telefonia lideraram os registros de tentativa de fraude entre janeiro e setembro deste ano. O primeiro, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral (pacotes turísticos, salões de beleza, entre outros), teve 563.323 registros, o correspondente a 36% do total.
Já o setor de telefonia ficou em segundo lugar, com 33% dos registros no mesmo período. Ainda entre os setores que mais registraram tentativas de fraudes estão os bancos e financeiras (18%), varejo (11%) e outros (2%).
Principais golpes

Entre os principais golpes dos criminosos estão:
– Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.
– Financiamento de eletrônicos: o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular, entre outros) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.
– Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima, neste caso toda a cadeia de produtos oferecidos (cartões, cheques) potencializam possível prejuízo às vítimas aos bancos e ao comércio.
Compra de automóveis: criminoso compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima
Cuidados:

A pesquisa mostra a importância de o consumidor adotar cuidados simples em seu dia a dia, como:
– Não fornecer seus dados pessoais para pessoas estranhas;

 

– Não fornecer ou confirmar suas informações pessoais ou número de documentos por telefone. Cuidado com promoções ou pesquisas;
– Não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios;
– Não informar os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas;
– Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança; cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções. Fique atento também às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança;
-Cuidado com dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar por você, usando informações pessoais;
-Manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
Quando for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa Experian, no site www.serasaconsumidor.com.br. Esta informação estará disponível na mesma hora para o mercado.