Início Paulínia Alunos da 3ª turma do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras se formam

Alunos da 3ª turma do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras se formam

Ao final da cerimônia, os alunos receberam o certificado de conclusão da terceira turma do Programa Petrobras Jovem Aprendiz
Ao final da cerimônia, os alunos receberam o certificado de conclusão da terceira turma do Programa Petrobras Jovem Aprendiz

Edição beneficiou 86 jovens de Artur Nogueira, Cosmópolis e Paulínia, que realizaram cursos de capacitação para caldeireiro, eletricista instalador e assistente administrativo

Emoção, agradecimento e confiança no futuro. Estes sentimentos marcaram a cerimônia de encerramento da terceira turma do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), realizado pela Petrobras – Replan no período de abril de 2012 a abril de 2014.

Esta terceira edição do PPJA beneficiou 86 jovens das cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis e Paulínia, que realizaram cursos de capacitação para caldeireiro, eletricista instalador e assistente administrativo. Ao longo de dois anos, o grupo participou dos módulos iniciais (de abril a julho/2012) desenvolvidos nas organizações parceiras do programa – Associação pela Infância e Juventude (Paulínia), Associação Jovem Aprendiz (Artur Nogueira) e Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro (Cosmópolis).

Depois, de julho/2012 a junho/2013, os jovens fizeram o Curso de Aprendizagem Industrial no Senai-Paulínia. E, desde julho do ano passado, eles participaram do estágio vivencial na Petrobras – Replan em áreas administrativas e nas empresas parceiras do programa: Alvarez e Muniz, Comau, Elos, Focal Engenharia, Niplan, NM e Sigmatronic.

O gerente geral, Cláudio Pimentel, ressaltou o empenho e dedicação dos jovens durante o programa, que os deixou bem preparados para o mercado de trabalho. “A partir de agora, vocês começam a escrever sua vida profissional. A caneta está nas mãos de vocês. O programa ajudou cada um a desenvolver competências e habilidades, que ajudarão nesta próxima etapa. Não parem! Acreditem no potencial de vocês! Tenho certeza de que todos têm um futuro brilhante pela frente!”.
Um dos coordenadores locais do PPJA, Rafael Lopes Goulart Matos (RH), fez uma apresentação sobre o programa, resgatando seu histórico, objetivos e balanço dos resultados. Ele incentivou os jovens, desejando sucesso na vida profissional. “Esperamos que saiam daqui mais profissionais do que entraram e que levem os ensinamentos do programa para o resto da vida. Vocês venceram desafios e agora estão mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”.

Participaram do evento empregados das diversas áreas da Replan, representantes das instituições, das empresas parceiras e do Senai, além da vereadora da Câmara Municipal de Artur Nogueira, Maria José Hunglaub, e do secretário de Educação de Cosmópolis, Paulo Alves Pereira.

Os jovens de cada instituição fizeram apresentações culturais que retrataram a importância do programa para a vida profissional de cada um, bem como o agradecimento do grupo a todos os parceiros do projeto.

O diretor do Senai-Paulínia, Tomás Marcelo Martins Leite, parabenizou os jovens e destacou a importância deste tipo de programa para o país. “Por meio de suas ações, a Petrobras contribui para o desenvolvimento social e industrial do país. Hoje viemos celebrar um momento maravilhoso, em que encerramos um ciclo e preparamos vocês para uma nova etapa. Agora, já posso chamá-los de colegas, e não mais de alunos! Parabéns!”.