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Anatel lança site para bloquear telemarketing de operadoras

O “Não Me Perturbe” entrou no ar nesta semana e promete eliminar parte das ligações indesejadas

Não há notícias de brasileiros que ainda não tenham passado pelo contrangimento de receber chamadas de telemarketing fora do horário comum ou em momentos inoportunos, por meio das quais os atendentes oferecem produtos e serviços dos mais variados.
Mas esse incômodo está prestes a terminar parcialmente, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou na última terça-feira (16) o site “Não Me Perturbe” (www.naomeperturbe.com.br), um cadastro nacional onde qualquer pessoa pode deixar alguns de seus dados e incluir seu número de telefone para que as operadoras não liguem mais, exceto em casos de cobrança.
Pelo “Não Me Perturbe”, os consumidores podem solicitar não serem incomodados por operadora ou tipo de serviço. Ou seja, é possível solicitar que somente algumas empresas não liguem mais, ou que nenhuma delas ligue para oferecer serviços de internet ou TV a Cabo. Mas as empresas podem ligar para oferecer pacotes de minutos, por exemplo. Firmaram acordo com a Anatel, para obedecerem à lista do site: Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
Além disso, essas mesmas empresas se comprometeram com o órgão a somente realizar ligações de telemarketing entre 9h e 21h, em dias úteis; e das 10h às 16h, aos sábados. Outro detalhe do acordo é que nenhuma das empresas pode fazer mais do que três ligações diárias para uma mesma pessoa.
A partir da data em que o consumidor realizar o cadastro, as operadoras têm 30 dias para colocar o bloqueio em vigor. Mas a iniciativa não inclui os demais setores que se utilizam do serviço de telemarketing. No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos. Já as empresas de telecomunicações respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas. A lista do “não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos nos Procons.
De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas.