Início Educação Professor de Paulínia é um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10

Professor de Paulínia é um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10

Seu projeto propôs a ressignificação do corpo a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I

O professor Luiz Gustavo Bonatto Rufino, da escola municipal Odete Emídio de Souza, é um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Os ganhadores foram divulgados na última quarta-feira (17) e seu projeto estava entre os quase cinco mil inscritos para a premiação.
O tema do projeto surgiu após uma conversa com seus alunos, de 8 e 9 anos de idade, revelar que todos tinham algum bloqueio de aceitação de seus tipos físicos ou cor de pele. Ele buscou incentivar a diversidade através de atividades físicas, durante o 2º semestre de 2018. Os estudantes tiveram vivências em diversas áreas do esporte, como o atletismo e corrida, além de enfrentar novos desafios em cima de pernas de pau.
O educador, que também é mestre e doutor em Educação Física Escolar, diz que a recepção das atividades foi muito boa, já que as crianças costumam gostar da disciplina. “A partir do momento em que eles tiveram que desenhar seus corpos, pensar em como eles agem uns com os outros, isso proporcionou uma reflexão para eles, porque perceberam que existem outros conteúdos dentro da educação física”, explicou.
Segundo Rufino, tudo começou como uma “pequena atividade”, sobre conhecer melhor o próprio corpo, e acabou se tornando um grande projeto de aceitação para os alunos. Ele também possibilitou a reflexão em sala de aula através de desenhos e interpretação de um poema de Eduardo Galeano, intitulado “O corpo é uma festa”. Um de seus objetivos é ampliar o projeto para outras escolas.
Cada um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 ganha um vale-presente, no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcada para setembro, em São Paulo. O Educador do Ano, escolhido pela Academia de Jurados, recebe outro vale-presente, no valor de R$ 15 mil. As escolas dos professores vencedores também grecebem uma verba.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com o Grupo Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, para reconhecer e valorizar professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.