Início Variedades Apê: Churrasqueira na varanda exige adaptações no ambiente

Apê: Churrasqueira na varanda exige adaptações no ambiente

Diferente do padrão convencional, de tijolinho, existem opções adequadas a cada tipo de decoração
Diferente do padrão convencional, de tijolinho, existem opções adequadas a cada tipo de decoração

A varanda é um espaço dedicado ao lazer. E como tal, precisa ter infraestrutura necessária para receber os amigos e a família. A área gourmet, por exemplo, já foi incorporada ao cômodo. Neste ambiente, é possível instalar uma churrasqueira. Diferente do padrão convencional, de tijolinho, existem opções adequadas a cada tipo de decoração. “Elas possuem revestimentos diferenciados e até laterais feitas de vidro”, comenta Ligia Vignon, arquiteta.

A estrutura para o funcionamento da churrasqueira, no entanto, é convencional: é preciso ter uma pia ao lado com uma pedra de mármore (ou outro material higiênico para o manuseio de alimentos) e espaço para a fumaça sair. Se a varanda é integrada à sala, a alternativa pode ser instalar um exaustor para sugar a fumaça. De qualquer forma, tem que haver uma porta ou janela que bloqueie a entrada da fumaça dentro de casa.
Na hora de planejar o ambiente, a escolha dos móveis demanda muita atenção. Peças de tecido podem ficar com cheiro de churrasco e, por esse motivo, os móveis de fibra ou materiais sintéticos são mais indicados. O espaço precisa ter banquetas, sofás ou pufes para acomodar os convidados.
Funcional, a churrasqueira precisa de móveis multitarefas como gaveteiros, bancadas e prateleiras. E para finalizar a decoração, as cores do espaço podem acompanhar os tons usados nos outros cômodos ou seguir tendências. “As churrasqueiras podem ser pintadas com texturas rústicas ou revestidas com materiais texturizados. Frequentemente são utilizados tons terrosos e cores quentes”, afirma a arquiteta.