Início Paulínia Artistas de Paulínia se mobilizam em projeto voluntário que beneficia alunos do...

Artistas de Paulínia se mobilizam em projeto voluntário que beneficia alunos do Lozano

Alunos do Lozano têm aulas de caricatura com os artistas
Alunos do Lozano têm aulas de caricatura com os artistas

Além de oferecerem aulas gratuitas de caricatura, os artistas ainda desenvolvem o Projeto “Autografo Solidário”, que arrecada verbas para a APM

A EMEF José Lozano de Araújo recebe o trabalho voluntário dos artistas plásticos de Paulínia Rafael Gimenez Ribeiro e José Wilson Nunes da Silva, o J.Wilson. Através do Projeto Caricatumirim, os voluntários oferecem quinzenalmente aulas de caricatura para os alunos dos 4º anos, que tem como objetivo desenvolver a autonomia e habilidades artísticas desses estudantes.

Antes do projeto ser implantado na unidade escolar, o trabalho foi apresentado, aprovado e autorizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.
Desse vínculo estabelecido entre os artistas e a unidade Escolar, surgiu a possibilidade da implantação de um segundo projeto, o Autógrafo Solidário, que também é de autoria dos artistas e já realizado em outras cidades do Estado de São Paulo (autografosolidario.com.br).
Nesse projeto, os artistas plásticos produzem uma obra prima utilizando o logotipo da escola e de empresas que queiram patrocinar o Autógrafo Solidário. Essa obra é divulgada nos meios de comunicação, eventos e pontos comerciais da cidade (exposição itinerante) e busca de autógrafos de artistas, figuras públicas e celebridades para divulgar o projeto e a marca das empresas participantes, agregando-lhe maior valor. Toda a renda arrecadada é destinada à Associação de Pais e Mestres (APM) escolar.
Durante a busca por patrocinadores, o empresário paulinense Carlos Eduardo Soares, o Ataliba, se interessou e além de apoiar o projeto, decidiu apadrinha-lo e sua imagem será vinculada no quadro junto ao logotipo dos demais patrocinadores.
As empresas “doadoras máster” concorrerão ao sorteio de uma réplica da obra ao final do projeto e as demais receberão uma cópia em menor escala. As empresas que contribuírem com um valor menor terão seu logotipo no banner criado em agradecimento a todas as empresas participantes do projeto Autógrafo Solidário.
Uma conta na agência bancária Santander já foi aberta para esse propósito e toda a renda arrecadada será destinada a unidade escolar. A APM e o Conselho Escolar definirão as aplicações na área administrativa e pedagógica