Início Colunas Coluna Dermatologia – Dra. Luana Queiroz Ferreira

Coluna Dermatologia – Dra. Luana Queiroz Ferreira

Falta de uso de protetor solar pode causar mancha senil

Melanose Solar, Lentigo Solar ou mais conhecida por ” Mancha Senil” .
São lesões benignas da pele que aparecem quando há uma produção execissa de melanina, através da exposição da pele ao sol cronicamente. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócito , que por sua vez produz a melanina( pigmento que dá cor aos tecidos), o que confere a região afetada coloração mais escura que a tonalidade da pele ao redor.
Essa alteração pode ser decorrente de alguns fatores externos como a exposição solar excessiva , traumas na superfície cutânea , reação a medicamento e uso de cosméticos inadequados.
E alguns fatores internos como a herança de natureza genética ou racial, distúrbios endócrinos decorrentes de flutuações hormonais ou até mesmo motivação de fundo emocional “acumulados” com a idade.
As principais regiões acometidas são no dorso das mãos , antebraços, colo, rosto e ombros.
Para o diagnóstico é necessário que o exame seja realizado por um dermatologista com o auxílio de um equipamento chamado lâmpada de Wood. As lesões são de diferentes tons de castanhos, variando de milímetro a centímetros.
Para o tratamento o ideal é a combinação de diferentes técnicas como : cosméticos que promovam a renovação celular como peelings , ácidos despigmentantes, mais ativos com finalidade inibitória como os antioxidantes, cauterização química , criocirurgia e a luz intensa pulsada.
O ideal, é a prevenção com medidas de proteção solar , e avaliações periódicas e minuciosas , por um dermatologista para que se faça a distinção correta entre lesões malignas e benignas , garantindo assim e saúde e bem estar dos pacientes.

Dra. Luana Queiroz Ferreira
Crm 174857
Dermatologista