Início Esportes Copa América de Bicicross traz os melhores pilotos à Paulínia

Copa América de Bicicross traz os melhores pilotos à Paulínia


Os principais pilotos da Amércia estarão reunidos na competição, que acontece “Ettori di Blasio”, bairro Monte Alegre

Esta será a oitava edição da competição, marcada para o período de 4 a 6 de fevereiro

 

As principais feras do bicicross, nas Américas, estarão reunidas em Paulínia para a Oitava edição da Copa América de Bicicross.
O evento acontecerá de 04 a 06 de fevereiro, no Poliesportivo “Ettori di Blasio”, bairro Monte Alegre, e será uma das atrações do Esporte Espetacular no domingo de Carnaval. Os melhores pilotos do país e destaques do exterior mostrarão toda sua habilidade e força em uma das mais emocionantes disputas do calendário nacional. Além disso, colocará em evidência a rivalidade sadia entre os representantes nacionais e os do exterior, já que são três vitórias para cada lado no masculino.
Ao longo da história da competição, que começou sendo disputa em Paulínia (SP), o Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, em 2007, como Daivlin Baltazar, em 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008 e 2009, ambos com o argentino Ramiro Marino, e em 2011/2012, com o colombiano Augusto Castro. No feminino, que fez sua estréia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07), Mayara Perez (09 e 10) e Bianca Quinalha (11/12).

Programação

A programação oficial começa, no dia 04, segunda-feira, das 13h às 16h30, com a entrega de kits e placas de identificação. Os treinos livres também acontecerão neste período.
No dia 5, terça-feira, será a vez da fase classificatória. Entre 8h e 9h15 acontecerão os treinos livres, sendo que a assinatura da súmula e entrega de chips serão feitas a partir das 9h30. A primeira tomada de tempo para a seleção de 56 pilotos será das 9h45 ao meio-dia, ficando a segunda entre 13h30 e 15 horas. No dia 6, acontecerá a prova Principal á partir das 8h30.
O Congresso Técnico será realizado também na terça-feira, aproximadamente 15 minutos após o término da classificatória, na pista do evento.
A programação da prova principal será definida posteriormente, pela organização do evento.
O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país (convidados), acima de 16 anos, de acordo com o ranking nacional, que poderão fazer até duas tomadas de tempo na terça-feira. Destes 55 passarão para a prova principal, na quinta-feira, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2012 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão da Copa América de Bicicross 2013. O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras pilotas passam para a prova principal de quarta-feira, que terá oito participantes.
A Copa América de Bicicross 2013 é uma realização da Rede Globo de Televisão, com organização da Yescom Entretenimentos, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). O apoio especial da Prefeitura de Paulinia, através da Secretaria Municipal de Esportes.