A palestra contou com a participação da Secretaria de Saúde e faz parte das atividades do Agosto Dourado
A palestra foi ministrada pela enfermeira Ana Paula Soares, da Secretaria de Saúde Comunitária de Cosmópolis, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III Damiano, e contou com a participação da psicóloga Tatiana Rosada Santos, para mulheres e homens do Programa Vilaleite, responsável pela distribuição de leite, enriquecidos com ferro e vitaminas A e D que beneficia as famílias com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita. Seu público alvo são crianças, de 06 meses a 05 anos e 11 meses.
Para Ana Paula Soares, enfermeira que atende na UBS/PSF Dr. Henrique Scursoni Neto, a palestra foi a oportunidade para falar sobre diversos mitos em relação à amamentação. “Muitas mães acham que o leite do peito não é suficiente para as crianças. Outras, que as crianças que mamam perdem peso. Nada disso é verdadeiro”, diz a enfermeira que reforça ainda a importância da amamentação para o fortalecimento de vínculo e para o aumento da imunidade da criança.
“As reuniões do Programa Vivaleite acontecem uma vez por mês. Aproveitamos para incluir este tema por causa do Agosto Dourado”, explicou a coordenadora do CRAS III, Andreia Cristina Assis de Moraes.
Atualmente o CRAS III oferece curso de artesanato, que acontece toda quinta, das 14h às 16h e está com inscrições abertas para atividades de karatê, ballet, ginástica e oficina socioeducativa que faz parte do projeto Ação Jovem.
O CRAS III Damiano, inaugurado este ano, atende mais de 40 bairros e fica na Rua Francisco Cesáreo de Azevedo, 533, Vila Damiano e o telefone é 3812.5245.
“Agosto Dourado” é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.