Início Cosmópolis Prefeito de Cosmópolis participa de ação educativa do Projeto CPFL nas Escolas

Prefeito de Cosmópolis participa de ação educativa do Projeto CPFL nas Escolas

Uma unidade móvel do Projeto “CPFL na Escola – Energia em Jogo” esteve estacionada na “Praça do Rodrigo” (Presidente Keneddy), em Cosmópolis, de 12 a 15 de agosto, atendendo cerca de 900 alunos de 10 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) da Rede Municipal de Ensino.
A unidade móvel está preparada para, por meio de brincadeiras e jogos, ensinar aos alunos os diferentes tipos de energia existentes, como por exemplo, as energias cinéticas, potencial (gravitacional e potencial elástica), energia química, energia luminosa e energia sonora.
O projeto “CPFL nas Escolas” tem como principal objetivo capacitar educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar.
As propostas que contemplam questões voltadas à sensibilização e Educação Ambiental integrarão as atividades do projeto Gota d’ Àgua neste ano uma parceria com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
As inscrições para adesões voluntárias do projeto foram abertas em março de 2019 para as escolas públicas do ensino fundamental das cidades da Região Metropolitana de Campinas de abrangência da CPFL e Cosmópolis foi a primeira cidade contemplada.
As escolas municipais de Cosmópolis que aderiram ao projeto da CPFL foram: EMEB Prof. Fernando J. Bertazzo, EMEB Prof. Florestan Fernandes, EMEB Cecília Meireles, EMEB Educador Paulo Freire, EMEB Estudante Ximena C. Pereira, EMEB Dr. Luiz Nicolau Nolandi, EMEB Prof. Felício Marmo, EMEB Profª. Odila Amaral Bottcher, EMEB Rodrigo Otávio L. Menezes e EMEB “Dr. Moacir Amaral”.