Início Colunas Curso de Nutrição – Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP

Curso de Nutrição – Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP

Por Dr. Nailza Maestá – Coordenadora do curso de Nutrição

Nesta era globalizada, a informação chega muito rápido à população, porém, na questão alimentar, na maioria das vezes, de maneira muito superficial e até errônea, o que pode contribuir para a piora do estado nutricional do indivíduo, levando à desnutrição, pela não absorção adequada dos nutrientes ou à obesidade e até surgimento de doenças.

Quem nunca ouviu dizer: “dieta Low Carb é a melhor para emagrecer; ingerir carboidratos à noite engorda; deve-se tirar glúten; o leite é inflamatório; tal suplemento aumenta a massa muscular e reduz gordura corporal; fazer exercício em jejum; tomar café com gordura de coco”, entre outras publicações divulgadas por leigos, profissionais, influenciadores digitais. Mas, o que a ciência tem a dizer? Resposta: depende.

Com o passar dos anos a importância de se obter vida saudável, aumentou muito. Até meados dos anos 70, século 20, a desnutrição, pela baixa disponibilidade alimentar, era uma grande preocupação. A partir dos anos 80 o número de pessoas com excesso de adiposidade corporal cresceu, principalmente com a entrada em grande escala dos fast foods no país. Mais recente, com o advento da globalização e avanço da tecnologia, as pessoas, pelo fácil acesso às informações, tornaram-se preocupadas com o planeta, meio ambiente, saúde, cultivo ao corpo, longevidade, isso tudo atrelado às facilidades que a internet proporciona e disponibilidades de se obter refeições, que podem ser saudáveis ou não.

Atualmente, a carência nutricional tornou-se motivo de intervenções mundiais e nacionais, por meio de estratégias para a reversão da desnutrição e, principalmente, no combate às doenças e pandemias, pelo fortalecimento do sistema imunológico. Na tentativa de minimizar a insegurança alimentar, as estratégias nutricionais começaram a avançar, desde novos alimentos como farinha de grilo até a distribuição de suplementos nutricionais, pela ONU, para vários países, com grande desnutrição infantil, ou simplesmente carência nutricional, influenciada pelo modismo midiáticos, pelo menor tempo para aquisição de alimentos adequados às refeições diárias, ingestão de alimentos processados e ultra processados, alimentos com alta densidade calórica e baixa quantidade de nutrientes  A conscientização depende do grau de entendimento do indivíduo sobre o que é alimentação saudável. Nem sempre o menos calórico é o mais saudável e vice versa. Existem ainda, desentendimentos na hora da decisão alimentar por parte da população.

O que mais preocupa, é que a população busca meios para modular o corpo, então, a palavra reduzir peso, reduzir gordura corporal, está sempre presente entre as buscas, o que induz à restrição de nutrientes, pois, ao restringir acaba por não suprir todas as necessidades de nutrientes que o corpo necessita. Esta busca por mudança de hábitos alimentares deve estar atrelada à uma alimentação rica em todos os nutrientes.

Nutrição não é moda, é ciência. O ato de nutrir vai muito além da ingestão alimentar, o Nutricionista tem a responsabilidade de promover o ajuste nutricional para o indivíduo de acordo com sua condição de saúde, estilo de vida, ciclo da vida, estado emocional, condição socioeconômica, cultura, religião, hábitos e, tudo isso, em respeito ao meio ambiente.

O profissional Nutricionista é aquele que conhece o alimento antes de ser ingerido, sua transformação no trato digestório e absortivo, a ação de cada nutriente nas células do corpo até a excreção, portanto, este profissional, sabe exatamente o que é melhor para aquele indivíduo.

Então, aquela resposta “depende”, cabe muito bem. Tudo depende da situação em que o indivíduo se encontra e suas necessidades atuais, para o nutricionista se decidir sobre qual a melhor estratégia nutricional.

Porém, tudo depende da formação e da especialização do Nutricionista.

O curso de bacharelado em Nutrição, foi criado em 1939. Após este período, a estrutura curricular veio se modernizando, em respeito ao desenvolvimento da ciência.

Novas áreas foram surgindo com evolução do ser humano, de acordo com as necessidades de cada época.

O Curso de Nutrição faz parte das áreas da saúde e ciências da vida. São diversificadas as áreas de atuação do Nutricionista: nutrição clínica hospitalar e ambulatorial, saúde coletiva (programas de saúde da família, unidades da saúde da família, merenda escolar), esportiva (consultórios, equipes esportivas, academias e clubes esportivos), alimentação coletiva (industrial, institucional, privada), alimentação escolar, tecnologia dos alimentos (produção de produtos, receitas, elaboração de rótulos), ensino e pesquisa.

O Nutricionista deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

Na UNIFACP o aluno sairá formado em bacharel de Nutrição, com título de Nutricionista, generalista em todas as áreas da nutrição:

Área de Nutrição em Clínica hospitalar, nos hospitais, os alunos supervisionados por preceptores e professoras do curso, realizarão acompanhamento nutricional com dietoterapia individualizada para os pacientes internados e orientação para a alta hospitalar.

Área de Nutrição em Saúde Coletiva os alunos, atenderão a comunidade de cada bairro, pelos programas de saúde da família, realizarão educação alimentar e nutricional em grupo ou individual, visitas às casas das famílias.

Área de Nutrição em Alimentação Coletiva, atuarão no controle de qualidade, capacitação dos manipuladores das unidades de alimentação das empresas; análise quanti e qualitativas de cardápios, controle de resto ingestão e sobras de alimentos.

Área de Alimentos e Qualidade farão auditoria de qualidade; orientação de rotulagem nutricional; treinamento de manipuladores; padronização de ficha técnica; legalização de documentação com vigilância sanitária.

Área de Nutrição em Esportes e Exercícios Físicos os alunos farão atendimentos nutricionais dos atletas, de diferentes modalidades esportivas, de forma individualizada e nas equipes dos jogos coletivos; diagnóstico nutricional, intervenção dietoterápica e acompanharão as equipes nas competições.

Área Clínica Ambulatorial. Os alunos realizarão atendimento à população, Paulínia e região, com atendimentos nutricionais individualizados, diagnóstico nutricional; adequação de cardápio alimentar; prescrição de suplementos nutricionais para saudáveis, doentes, atletas e desportistas, bem como dietas enterais; acompanhamento da evolução do paciente, por meio de retornos quinzenais ou mensais.

            Devido à ampla área de conhecimento do Nutricionista, o mercado de trabalho cresce cada vez. A ampliação dos setores em que o Nutricionista pode atuar, são inúmeros, o que aumenta a necessidade dos Cursos de graduação em Nutrição, para tender a toda a demanda. A UNIFACP saiu na frente e oportuniza esta formação, com estrutura física e acadêmica, que garanta que o Nutricionista saia com grande capacidade de atuação em qual seja sua área da Nutrição escolhida.

            Sou, Nutricionista, Professora Doutora Nailza Maestá, formada há 30 anos, com linha de pesquisa nas áreas esportivas e clínicas, darei o meu máximo, junto ao corpo docente escolhido a dedo, especializado nas diferentes áreas da Nutrição. Tenho certeza que este curso trará muitas oportunidades para os cidadãos de Paulínia e região.

Caso haja alguma dúvida sobre nossas formas de ingresso, a nossa estrutura, corpo docente ou outro assunto específico entre em contato pelo WhatsApp (19) 99106-7034 ou pelo telefone (19) 3874-4035

Seja único, seja UNIFACP