Início Paulínia Custódio propõe programa de incentivo ao tratamento e reciclagem de óleo

Custódio propõe programa de incentivo ao tratamento e reciclagem de óleo

Preocupado com o cenário atual do Meio Ambiente de Paulínia e motivado na criação de iniciativas para adequar modelos sustentáveis para o setor em nossa cidade, o vereador Custódio Campos (PT), apresentou uma proposição ao Executivo a fim de instituir em Paulínia, o Programa de Incentivo ao Tratamento e a Reciclagem de Óleos e Gorduras, tanto de origem vegetal e animal, quanto o de uso doméstico, comercial ou industrial, visando, a preservação do meio ambiente e a geração de trabalho e renda.

A indicação foi apresentada a 18ª Sessão Ordinária, na terça-feira, 11.
Custódio alerta em sua justificativa para a proposição que nas últimas décadas, em decorrência do acelerado crescimento urbano, os problemas ambientais têm despertado as atenções do poder público e da sociedade como um todo.

A elevada produção de resíduos e a disposição destes em locais inadequados acarretam sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, problemas estes, agravados em conseqüência de ineficientes políticas públicas de reciclagem, em especial, a reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal.

Despejar o óleo de cozinha usado e gordura vegetal ou animal na rede de esgoto, ainda é prática comum da população. A maioria das pessoas desconhece que o óleo de cozinha e gordura vegetal e animal, quando jogados diretamente no ralo da pia ou no lixo, poluem o solo, lençol freático, córregos, riachos, rios e o meio ambiente como um todo.

Estima-se que cada litro de óleo de cozinha lançado na rede de coleta de esgoto ou de drenagem pluvial é capaz de contaminar um milhão de litros de água. O óleo de cozinha despejado diretamente na pia encarece o tratamento de água e esgoto em até 45%.

Com tal iniciativa, o vereador acredita que o processo de reciclagem irá contribuir para o uso racional dos recursos naturais na cidade ao transformar resíduos em matéria prima que é fornecida às indústrias. A reciclagem pode diminuir significativamente a poluição do solo, da água e do ar. Este processo, além de preservar o meio ambiente, agrega valores aos produtos reciclados e gera trabalho e renda para um seguimento importante da população. Convêm salientar que muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. 

“O óleo de cozinha usado e gordura vegetal e animal deverão ser armazenados em recipientes adequados para o recolhimento através das entidades interessadas no processo de reciclagem”, explicou Custódio.