Início Paulínia De novo, Pavan cancela Festival de Cinema

De novo, Pavan cancela Festival de Cinema

A Prefeitura de Paulínia anunciou na quinta-feira (26) a suspensão do Festival de Cinema deste ano, programado para acontecer no próximo mês de junho. O motivo, de acordo com a administração, é a falta de dinheiro.

A decisão foi publicada em um decreto do prefeito José Pavan Júnior nesta semana. O documento aponta que todas as contas e contratos de todas as áreas da Prefeitura serão analisadas dentro de 60 dias. Os pagamentos e as contratações de fornecedores foram suspensos.
Esta é a segunda vez que o Festival, um dos mais importantes do país, é cancelado por Pavan. Em 2012, em outra ocasião em que ocupou o Executivo paulinense, ele também havia suspendido a mostra.
Em 2013, Edson Moura Junior, filho do ex-prefeito Edson Moura, idealizador do polo e do festival, assumiu o cargo e retomou os investimentos, realizando uma Mostra já no final daquele ano.
Na edição de 2014, o Festival, já de volta aos parâmetros originais, teve como grande vencedor o longa pernambucano A história da eternidade, de Camilo Cavalcante. Além de melhor filme, o longa-metragem recebeu os trofeús Menina de Ouro de melhor direção, atriz, ator e prêmio da crítica. Também de Pernambuco, Sangue azul, dirigido por Lírio Ferreira, venceu nas categorias de figurino e fotografia.

 Festival de Cinema de Paulínia: Uma história de sucesso

Polo 2Em 2005, a Secretaria de Cultura de Paulínia começou uma revolução na área cultural da cidade. Foi o ano em que começou a se desenhar o Polo Cinematográfico de Paulínia e teve início a construção do Theatro Municipal de Paulínia.
Em 2008, com o desenvolvimento do Polo e os primeiros filmes sendo rodados na cidade, era natural que a Secretaria criasse uma janela para exibir as produções rodadas ali, criando um espaço para o encontro e a troca de experiências entre os agentes do Polo, produtores e diretores. Profissionais que ainda não conheciam o Polo passaram a ver nele as oportunidades para seus novos projetos. Nascia o primeiro Paulínia Festival de Cinema.
Em 2009, a nova administração na Prefeitura de Paulínia e em sua Secretaria de Cultura apostou na continuidade de todos os projetos. Foram construídos cinco estúdios com escritórios, incluindo um estúdio de animação, para atender ainda melhor os produtores e diretores que vêm filmar em Paulínia. Assim, mais de um filme começou a ser rodado ao mesmo tempo, garantindo-se equipe e estrutura eficientes para todos.
A nova estrutura englobava ainda um departamento de Film Commission, responsável por atrair novos projetos ao Polo; o Espaço Cultura (escola de formação profissional); e o Theatro Municipal de Paulínia.
Atualmente, o Polo é uma realidade consolidada, que gera centenas de empregos e movimenta milhões de reais na cidade.