Início Cosmópolis Em Cosmópolis, Outubro Rosa contou com várias atividades

Em Cosmópolis, Outubro Rosa contou com várias atividades

As palestras aconteceram nos três Cras da cidade e nas unidades da Promoção Social

As atividades do mês do Outubro Rosa, em Cosmópolis, aconteceram principalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O objetivo foi levar informação de qualidade e motivação para os pais e mães que frequentam o Programa Viva Leite.
O assunto principal foi a prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame, mas também teve espaço para elevar a autoestima, quando se sabe que a doença chegou sem avisar.
“Para nós é o evento mais importante do ano”, explicou a coordenadora do Cras Novo Cosmópolis, Patrícia Furlan de Oliveira. “Pensamos em trazer um depoimento de alguém que foi salva pelo autoexame, como no caso da nossa palestrante Maísa Bertazzo, da Casa Dia, uma clínica de recuperação para dependentes químicos”, completou Patricia.
A assistente social Maísa Bertazzo (45), que participou das atividades no Cras Damiano, Novo Cosmópolis e no Centro de Esportes de Artes Unificadas Andorinha (Ceu), contou em suas palestras que o autoexame salvou a sua vida. Segundo ela, a detecção se deu após sete meses da mamografia, em 2018. Ela já tinha um caso de morte na família por câncer de mama e por isso redobrou a atenção. “Eu venci o câncer porque o identifiquei no momento certo. Minha irmã não teve a mesma sorte”, desabafa. Para Maísa, em vez de as pessoas pensarem que vão morrer diante de uma situação como ela vivenciou, devem, ao contrário, respirar e dizer bem alto “Eu vou vencer”.

Além do depoimento comovente de Maisa, em todas as atividades havia alguém para demonstrar como se faz o autoexame. Brindes e camisetas do Outubro Rosa foram sorteados e ainda aconteceu uma apresentação sobre a promoção que pretende premiar autores e autoras de histórias sobre a convivência com o câncer de mama.
Idealizado pela fotógrafa Jéssica Giovanonni e pela maquiadora Pâmela Daniela Pereira, o concurso vai disponibilizar um ensaio fotográfico com maquiagem gratuitamente para os vencedores, exclusivamente aos moradores de Cosmópolis. “A ideia do ‘Projeto Encontre sua Luz’ é elevar a autoestima das pessoas e o concurso é a primeira atividade”, disse a fotógrafa Jéssica Giovanonni, que também explicou que as inscrições serão feitas exclusivamente pelo email [email protected], até o dia 28 de outubro.

Artigo anteriorCosmópolis está na final da disputa do prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, promovido pelo Ares-PCJ
Próximo artigoPrefeitura de Cosmópolis organiza musical para alunos de 3 Emebs