Início Região Exposição inédita “A Jornada dos Rinocerontes” chega ao Parque D. Pedro Shopping

Exposição inédita “A Jornada dos Rinocerontes” chega ao Parque D. Pedro Shopping

“É um absurdo que este animal possa ser extinto nos próximos cinco anos, na nossa geração”, disse o fotógrafo
“É um absurdo que este animal possa ser extinto nos próximos cinco anos, na nossa geração”, disse o fotógrafo

O trabalho é de autoria de renomado fotógrafo colaborador da National Geographic Brasil. As imagens foram clicadas no Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia

Eles habitam a Terra há 50 milhões de anos e estão ameaçados de extinção. Para sensibilizar a população sobre as questões relacionadas à extinção de algumas espécies, o Parque D. Pedro Shopping traz, de 26 de fevereiro a 15 de março, a exposição inédita “A Jornada dos Rinocerontes”, do fotógrafo documental Érico Hiller, com patrocínio da Sonae Sierra Brasil.

Os rinocerontes são grandes mamíferos que habitam as savanas e florestas tropicais da África e Ásia. Eles são caçados e abatidos ilegalmente para a retirada do chifre (feito de queratina), utilizado, supostamente, com finalidade medicinal, sem comprovação científica.
“Através da arte de fotografar, Hiller retrata um cenário de extinção deste animal. A beleza das imagens mexe com a sensibilidade humana e convida à reflexão. É uma mostra voltada para toda a família e também aos amantes da fotografia”, diz Joana Corsi, gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping.
Para denunciar a caça ilegal, Hiller, fotógrafo da National Geographic Brasil, percorreu, em 2014, quatro países africanos como Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia. A mostra reúne 24 fotos montadas em painéis de 80×80, com textos descritivos em primeira pessoa.
O trabalho autoral de Hiller começou em 2007. Durante uma viagem à África do Sul, quando ele teve contato pela primeira vez com um rinoceronte. Sensibilizado com a situação, começou exaustiva pesquisa sobre o animal que habita nosso planeta milhões de anos. “Não dá para fecharmos os olhos para o problema da caça ilegal. É um absurdo que este animal possa ser extinto nos próximos cinco anos, na nossa geração. É uma questão tão grave e perturbadora que temos de nos posicionar”, diz Érico Hiller.
Hiller também foi um dos últimos a fotografar Suni, o rinoceronte branco do norte que morreu em outubro do ano passado, no Quênia, causando uma enorme comoção. Ele era o penúltimo macho de sua espécie. Nascido em um zoológico da República Tcheca, ele tinha 34 anos. Agora restam apenas seis da espécie em todo o planeta.

 

Serviço
A Jornada do Rinoceronte
Data: de 26/02 a 15/03/2015
Local: Entrada das Pedras – Parque D.Pedro Shopping
Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h
Entrada gratuita