Início Empresarial Fábrica da Honda em Sumaré eleva produtividade à espera de nova planta

Fábrica da Honda em Sumaré eleva produtividade à espera de nova planta

Hoje, saem diariamente da linha de produção 540 unidades em 2 turnos (120 mil veículos por ano) dos modelos Civic, Fit, City e HR-V
Hoje, saem diariamente da linha de produção 540 unidades em 2 turnos (120 mil veículos por ano) dos modelos Civic, Fit, City e HR-V

Nos últimos anos a unidade recebeu investimentos para produzir novo HR-V e fornecer itens para a segunda fábrica, em Itirapina

Desde que foi inaugurada, em setembro de 1997, a fábrica da Honda Automóveis do Brasil (HAB), localizada em Sumaré, passou por diversas transformações. A unidade, construída para fabricar o Civic, possuía capacidade produtiva de 20 carros por dia (15 mil por ano) e 400 funcionários. Hoje, saem diariamente da linha de produção 540 unidades em 2 turnos (120 mil veículos por ano) dos modelos Civic, Fit, City e HR-V e seus colaboradores somam mais de 3.500.

Nos últimos 3 anos, a unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 100 milhões para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, e também preparar sua capacidade para ser a fábrica mãe da nova unidade de Itirapina, fornecendo motores e peças plásticas.
Para fabricar o HR-V, além do ferramental exclusivo para o modelo, os principais investimentos foram a implementação de uma nova linha de prensas com 3 máquinas  e 5 robôs para o aumento da capacidade; a inclusão de 13 novos robôs no departamento de hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô) e 16 no departamento da solda; além da automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e da montagem da suspensão. Juntos, os investimentos contribuíram para o aumento da produtividade, permitindo a fabricação de um modelo adicional no mesmo espaço.

Investimentos
Para atender Itirapina, os investimentos, que somam aproximadamente 26 milhões, estão em andamento. A linha de pintura de parachoques ganhou 5 novos robôs para ampliar a produção. A montagem de motores, ganhará uma nova linha com aproximadamente 12 equipamentos de altíssima geração, que permitirá atender a produção de Sumaré e Itirapina.
Os investimentos recentes envolvem ainda a construção de um novo laboratório para realizar testes de emissões de poluentes e assegurar a conformidade dos veículos produzidos com as regulamentações do País. Neste laboratório é feita medição de emissões de exaustão de veículos, abrangendo testes de produção e para homologação; medição de emissões evaporativas; consumo de combustível; torque e potência; e durabilidade de catalisadores.

 

HR-V: top de vendas
Com 18 anos de produção nacional, a Honda Automóveis do Brasil se mantém atenta aos avanços de um competitivo segmento e às expectativas de um consumidor exigente. Ao longo do tempo, a empresa apostou na melhoria contínua dos processos produtivos e na qualificação de seus profissionais com foco no mais alto padrão de qualidade de seus automóveis. Desde então, já saíram da linha de produção mais de 614 mil unidades do Civic, 600 mil unidades do Fit, 181 mil unidades do City e 10 mil HR-V, sendo este o último a novidade da marca no Brasil e que se tornou o SUV mais vendido no primeiro mês após seu lançamento.
Localizada em um terreno de 1,7 milhão m2, a HAB conta com 225 mil m2 de área construída onde atualmente são realizados os processos de estamparia, hemming, fundição, solda, pintura, usinagem, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. A planta ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos, fundição e usinagem.
Hoje a Honda se orgulha de estar entre as principais montadoras nacionais e contar com o prestígio e a confiança dos consumidores brasileiros, mas os investimentos e o compromisso com a melhoria contínua não param.

Itirapina
A obra civil da segunda fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo, está concluída. A empresa está dando andamento à instalação de todos os equipamentos para iniciar os testes de produção no segundo semestre. A construção da nova unidade deve ser concluída no final deste ano.
Localizada a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da fábrica de automóveis de Sumaré, a nova planta seguirá o modelo da mais moderna fábrica de automóveis da Honda no Japão. Para isso, está recebendo investimentos de R$ 1 bilhão que incluem a aquisição do terreno de 5,8 milhões de m², compra de equipamentos e a construção das instalações.
A unidade de Itirapina empregará aproximadamente dois mil funcionários e iniciará suas operações com a produção do novo Honda Fit. Com a segunda fábrica, a HAB dobrará sua capacidade produtiva no Brasil, partindo de 120 mil para 240 mil automóveis por ano. Somando-se os novos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento realizados recentemente, o objetivo da empresa é acelerar o desenvolvimento de veículos e fortalecer ainda mais a sua linha de carros produzidos e comercializados no País.