Início Educação Férias exigem atenção redobrada com as crianças para evitar acidentes

Férias exigem atenção redobrada com as crianças para evitar acidentes

Férias_Criança 2Quedas, intoxicação e afogamento estão entre os principais perigos

As férias chegaram! Quem tem filhos sabe, porém, que esse período não é sinônimo de descanso. É justamente nessa época do ano em que é preciso ter cuidado redobrado com as crianças para prevenir acidentes. Com a quebra da rotina, os pequenos têm mais tempo livre e podem se envolver em situações perigosas que colocam a vida deles em risco, seja durante as viagens e passeios em família, seja dentro da própria casa.

Segundo o pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Hamilton Robledo, os acidentes acontecem em um momento de descuido ou de excesso de confiança dos adultos. “Quando a família está em um ambiente novo, como um hotel, os pais ficam mais vigilantes, pois ainda não conhecem os perigos do local. Já em casa, tendem a relaxar por estarem habituados e dão mais liberdade às crianças. Por causa disso, a maioria dos acidentes ainda ocorre dentro de casa”, revela.

Entre os principais problemas em que as crianças se envolvem, estão a queda, que pode ser causada, inclusive, pelos brinquedos ganhados no Natal, como patins, skate e bicicleta, intoxicação por ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza e o afogamento no mar ou piscina.

Se a criança for vítima de uma dessas situações, é preciso fazer uma rápida avaliação da gravidade. “É preciso procurar ajuda médica no Pronto Socorro Infantil, caso o pequeno tenha caído e batido a cabeça e apresente vômitos, sonolência excessiva, palidez e limitação de movimentos, se tiver sintomas de trauma ortopédico, no caso de queimaduras graves ou extensas e se tiver ingerido medicamentos, produtos de limpeza ou objetos. Em situações de afogamento, a assistência deve ser imediata. Cada minuto é precioso em uma situação de emergência”, alerta o médico.

 

Fique atento!

 

Em casa

– Não deixe crianças menores de três anos sozinhas;

– Armazene produtos de limpeza em embalagens adequadas e em prateleiras altas ou em armários trancados à chave;

– Nunca deixe medicamentos sob o alcance das crianças;

– Selecione os brinquedos de acordo com a idade das crianças;

– Proteja as crianças com os equipamentos de segurança (joelheira, cotoveleira e capacete), quando forem andar de patins, skate ou bicicleta.

 

Em viagens

– Fique sempre próximo da criança;

– Brincadeiras na água só devem acontecer sob a supervisão de um adulto;

– Passe protetor solar a cada 3h;

– Evite exposição da criança ao sol entre 11h e 16h;

– Estimule a ingestão de líquidos ao longo de todo o dia para promover a hidrataçã