Início Educação Fila por vaga em creches de Paulínia é zerada

Fila por vaga em creches de Paulínia é zerada

 

Alunos de pré-escola em atividade cultural
Alunos de pré-escola em atividade cultural

A Prefeitura de Paulínia zerou, pela segunda vez neste ano, a fila de espera por vaga em creches. Toda a demanda existente foi atendida e ainda restaram vagas que poderão ser preenchidas.

O prefeito José Pavan Junior (PSDB) comemorou o anúncio feito pela Secretaria Municipal da Educação nesta terça (20), e agradeceu o trabalho e a dedicação dos servidores envolvidos.
“A vaga em creche é um direito e uma conquista das crianças do município. O que nós fizemos foi garantir esse direito com qualidade”, disse Regina Marciano, secretária da Educação.
De acordo com os dados da secretaria, o ano será encerrado com um saldo positivo de mais de 100 vagas em creches, que inclusive poderão ser solicitadas por meio do atendimento 156.
Em governos anteriores, a fila de espera por vaga em creches chegou a 2.000 crianças. Em outubro deste ano, a prefeitura trabalhava com cerca de 540 pedidos, que foram atendidos.
“Estivemos empenhados ao longo de todo o ano em atender todas essas crianças. Para isso, fizemos uma reorganização nas escolas para a gestão das vagas, o que resultou no fim da fila”, afirmou Regina.
Segundo a secretária, as crianças que ainda não foram para a creche por opção da mãe, ficarão com o nome registrado no sistema para que, caso seja necessário, possam ser chamadas.

Sistema
Paulínia tem um dos sistemas escolares mais modernos da região de Campinas. São 24 creches municipais e mais 18 unidades conveniadas, que prestam serviço ao município desde 2012.
Todas juntas atendem crianças de diversas faixas etárias: de zero a 1 ano, de 1 a 2 anos, de 2 a 3 e de 3 a 4 anos. Em seguida, essas crianças são todas encaminhadas para a pré-escola.
As mães podem solicitar a vaga em creche por meio do atendimento telefônico 156. O atendimento é atualizado diariamente: com a vaga, a criança é imediatamente chamada.

Férias
Mesmo durante as férias, as mães que trabalham podem deixar seus filhos nas creches e pré-escola. Para isso, a prefeitura organiza todo o atendimento e informa ao Ministério Público.
Neste ano, as crianças de creche e pré-escola (EMEI) serão atendidas nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, e 2, 3 e 4 de janeiro, em dez polos educacionais (escolas que abrem para as crianças).
Ao todo, conforme cadastro já realizado junto às mães, serão atendidas cerca de 1.200 crianças nesses dias. O serviço é exclusivo para as mães que precisam trabalhar.

Reformas
Ainda sobre creches e EMEIs, diversas delas foram reformadas desde o ano passado. Das creches, quatro foram totalmente reformadas: Rosa Vassalo Secomandi, Palma Franca Bandeira Argentim, Lídia George Vedovello e Felipe Macedo de Barros.
Das EMEIs, foram reformadas as unidades Rosa Vassalo Secomandi e José Paulino Nogueira. Além disso, seis unidades estão com reformas em andamento. E ao longo de 2015 e 2016, todas as unidades passaram por melhorias e manutenção.