A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma cerimônia solene para comemorar os 50 anos de criação da Guarda Municipal de Cosmópolis. O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades do município e de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Guardas Municipais de diversas cidades da região.
Primeiro a discursar, o comandante geral da GM, Neandro Mazílio Coelho, afirmou que “em nosso brasão temos o lema ‘Patrulheiro, Protetor e Amigo’. É isso que fazemos todos os dias desde 1969 e continuaremos a fazer por toda a história do município. Vamos levar a Guarda Municipal de Cosmópolis à condição de referência em serviços de segurança pública preventiva e policiamento comunitário, respeitando sempre os direitos humanos”, disse Mazílio.
O diretor da GM, Matheus Francisco dos Santos, destacou os investimentos feitos pela administração na segurança pública. “Nosso município tem passado por um período financeiro complicado, porém com a gestão séria e efetiva do nosso excelentíssimo prefeito, José Pivatto, os investimentos em segurança pública já têm nos garantido uma melhoria no ambiente de trabalho e no desenvolvimento de nossas atividades”.
O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini, ressaltou os resultados obtidos à frente da pasta. “Estamos colhendo o fruto de um trabalho justo, honesto e eficiente. Em 2002, tínhamos uma população de pouco mais de 45 mil habitantes. Hoje, o município já superou os 70 mil moradores e os índices de criminalidade são inferiores aos de 2002. Ainda falta muito a conquistar, mas a luta continua”.
“Minha relação com a Guarda Municipal sempre foi de muito respeito e de muita consideração, porque eu sei como é difícil realizar este trabalho. É um trabalho que envolve riscos, de dedicação e que só quem tem a vocação consegue fazer. Por isso quero cumprimentar todos os guardas aqui presentes”, disse o prefeito, José Pivatto.
O chefe do executivo cosmopolense também prestou uma homenagem à memória de três ex-integrantes da GM: O Cabo Cruz, primeiro comandante da corporação; Zelão, que faleceu recentemente e o GM Satil, morto em uma ocorrência de roubo a banco na década de 80.
Durante o evento várias homenagens foram prestadas. Uma delas foi destinada especialmente aos familiares do ex-prefeito Willy Luiz Neumann, pela criação da Guarda Municipal. Outra homenagem foi feita ao representante da Acico, Nelson Matsunaga, que recebeu uma estatueta em agradecimento a todos os comerciantes e industriais do município que são parceiros da GM.
Guardas Municipais receberam medalhas por completar 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação. Outros foram homenageados por dedicação ao trabalho e três por terem atuado na criação do hino da GM. O cão policial Kanu também recebeu uma condecoração e foi aposentado. Após o fim da cerimônia, a Guarda Municipal seguiu em carreata pela cidade.