Início Destaques Iluminação Pública é expandida em diversos bairros de Paulínia

Iluminação Pública é expandida em diversos bairros de Paulínia

A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer.
Pensando nesse bem estar, a Administração Pública, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Planejamento e Coordenação de Paulínia viabilizou alguns estudos, priorizando a iluminação em várias vias do município. A contratação da CPFL Paulista já foi efetuada, pois esse tipo de contrato dispensa Licitação, porque ela é a concessionária que fornece energia para o Estado de São Paulo. Ao todo será investido uma média de R$ 3 milhões de reais, na benfeitoria, já pagos pela Prefeitura.
Toda expansão da iluminação será feita em poste padrão, já que esse tipo de poste tem a manutenção garantida pela CPFL, diferente dos super postes que são mantidos pela Prefeitura, pois são considerados ornamentais, e requer empresa especializada para tal.
As vias que receberão a iluminação são: Avenida dos Trabalhadores até o Parque da Represa; Avenida Alexandre Cazelato em Betel, até a divisa de Campinas; trecho da Avenida José Lozano Araújo do balão da Universidade São Marcos até o Portal Greco-Romano – divisa como bairro Matão, de Campinas; a Avenida Dr. Roberto Moreira receberá iluminação em todo perímetro que está duplicado e toda a duplicação da Avenida Paulista. Todo entorno do Parque Ecológico, no Centro, receberá iluminação em forma de Y, aquela que têm dois braços no poste, ampliando a iluminação da área, proporcionando mais segurança às pessoas que circulam pelo local.
A Secretaria de Planejamento também viabilizou outro estudo, o qual determinou a retirada dos super postes da Avenida José Lozano Araújo, do balão da São Marcos, no Parque Brasil 500 até o balão da Padaria Pãolínia, no Jardim América. Eles serão substituídos por postes padrão nas laterais das duas vias. Já os super postes serão transferidos para o canteiro central da Avenida Juscelino Kubitscheck.
“O estudo mostrou que o custo-benefício é compensador, além de facilitar a manutenção, ele ficará duplamente iluminado”, afirma o secretário da Pasta, Esdras Pavan.