Início Empresarial Inscrições para “Escolas Sustentáveis 2017” continuam até dia 02 de agosto

Inscrições para “Escolas Sustentáveis 2017” continuam até dia 02 de agosto

O capítulo da semana na websérie “Lixo é só o Começo” é “Acidente Ecológico”

O projeto do Instituto Estre é para escolas de Paulínia e da Região Metropolitana de Campinas e o número de vagas é limitado

O Instituto Estre continua com inscrições para a seleção de 10 escolas situadas na região de Paulínia (Região Metropolitana de Campinas) para o Programa Escolas Sustentáveis, visando contribuir para a sua caminhada de reflexão e ação. Para participar, as escolas interessadas devem realizar a inscrição por meio do formulário (http://www.institutoestre.org.br/2017/05/16/escolas-sustentaveis-inscricoes-abertas-em-paulinia-e-regiao/) e também no site do Instituto Estre (www.institutoestre.org.br), até o dia 2 de agosto.
O principal objetivo das oficinas que estarão na pauta do programa é despertar a coletividade, de maneira interativa, com uma escola aprendendo com a outra, uma pessoa aprendendo com a outra. “Tudo isso pode ser muito divertido, criando um espaço de diálogo, troca de saberes e organização coletiva”, ressalta Alciana Paulino da Silva Lino, Coordenadora de Projetos do Instituto Estre.

Sobre o Programa
O programa Escolas Sustentáveis é uma caminhada de reflexão e ação coletiva proposta pelo Instituto Estre, e tem como objetivo aproximar-se das escolas e contribuir para tornarem-se espaços educadores sustentáveis, buscando incorporar ideias da educação ambiental crítica em todos os poros da unidade escolar.
Participam do projeto gestores e gestoras, coordenadores e coordenadoras, professores e professoras, alunos e alunas, familiares e demais pessoas envolvidas nas comunidades escolares envolvidas com o processo.
O Instituto Estre tem grande expertise no assunto, desenvolvendo o programa desde 2011 junto às escolas e às Secretarias da Educação, tendo apoiado os processos de três cidades distintas: Piracicaba (SP); Curitiba (PR) e Rosário do Catete (SE). Também foi publicado um livro de mesmo nome (Escolas Sustentáveis) em 2015, contemplando aspectos teóricos, metodológicos e práticos, além de estar disponível nas livrarias e de ser distribuído aos representantes das escolas participantes das Oficinas de Cocriação.

 

Descarte indevido de resíduos industriais é tema central de Websérie desta semana

Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos preveja o fim dos lixões e a obrigatoriedade da instalação de aterros sanitários até 2018, grande parte de tudo o que é coletado no Brasil ainda é encaminhado para locais inadequados. No caso das empresas privadas, principais geradoras de resíduos sólidos, o cumprimento da legislação por meio de uma gestão ambiental eficiente deve ser levado muito a sério. A Websérie “Lixo é só o Começo” aborda justamente esse assunto no episódio “Acidente Ecológico”, lançado nesta segunda-feira.
A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Estre Ambiental, que realiza o gerenciamento, coleta, valorização e tratamento de resíduos de cerca de quatro mil empresas privadas nos sete estados em que atua. Hoje, a companhia é responsável por garantir que diversas empresas mantenham seu compromisso com a legislação e o meio ambiente. Considerando cada tipo de resíduo produzido, é possível fazer um planejamento que vise separar o material que pode ser reciclado, o material orgânico e os resíduos industriais líquidos poluidores.

 

Acompanhe os capítulos:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrm5iE45G8yzem4RMd4glEA
Facebook: https://www.facebook.com/lixowebserie
Instagram: https://www.instagram.com/lixoesocomeco/
Site: http://www.lixoesocomeco.com