Início Paulínia Lagoa do bairro João Aranha recebe limpeza e manutenção

Lagoa do bairro João Aranha recebe limpeza e manutenção

Todo o produto orgânico recolhido foi encaminhado para secagem e em seguida será encaminhado para aterro sanitário
Todo o produto orgânico recolhido foi encaminhado para secagem e em seguida será encaminhado para aterro sanitário

A Prefeitura de Paulínia terminou a limpeza da Lagoa do João Aranha, na região Noroeste do Município. O trabalho teve início na segunda-feira, (11), com a retirada de aguapés e algas sob o espelho d’água e o mato foi todo roçado e está sendo removido.

O trabalho, realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços, em conjunto com a Empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda. e as Secretarias de Defesa Civil e Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) exigiu técnicas especiais para evitar que máquinas e equipamentos ficassem atolados enquanto era feita a limpeza, devido ao grande volume de chuva nos últimos dias.
Vários caminhões foram utilizados para transportar o material retirado para local apropriado e especialmente preparado. Todo o produto orgânico recolhido foi encaminhado para secagem e em seguida será encaminhado para aterro sanitário, destino ecologicamente adequado para receber o material.
Para o prefeito José Pavan Junior (PSB), a Lagoa é um dos principais locais de lazer e atividades esportivas do bairro João Aranha e bairros adjacentes e a limpeza era necessária.
“Temos aqui na lagoa um verdadeiro cartão postal não só do bairro, mas também da cidade e precisamos preservá-lo. A população do João Aranha merece um lugar onde possa passear e ter momentos de lazer. Também já solicitei a instalação de lixeiras no local”, afirmou o prefeito.

Lixo

No início do trabalho chamou a atenção da equipe da prefeitura, a grande quantidade de lixo, como garrafas pet, latas e entulhos de toda espécie encontradas na lagoa.
De acordo com Pavan, que visitou a lagoa no final de ano: “Estamos iniciando um projeto bem maior e o primeiro passo foi à retirada dos aguapés e algas que impedem a oxigenação da água tornando-a imprópria para qualquer atividade”. E completou: “a prefeitura está fazendo sua parte e com certeza poderemos contar com a colaboração de todos os moradores. É importante que a população perceba alguns maus tratos que fazemos à natureza sem perceber, como jogar lixo em locais de acesso de todos.”, finalizou Pavan.