Início Cinema Premiado no Festival de Paulínia, ‘Lixo Extraordinário’ concorre ao Oscar de melhor...

Premiado no Festival de Paulínia, ‘Lixo Extraordinário’ concorre ao Oscar de melhor documentário

‘Lixo Extraordinário’, que tem emocionado o público nas salas de cinema de todo País, está concorrendo ao Oscar de melhor documentário.
No Festival de Cinema de Paulínia 2010, o filme recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Paulínia. 
‘Lixo Extraordinário’ é dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, com nome internacional de Waste Land.

O documentário fala sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

 “O documentário é sobre reciclagem humana”, afirmou Vik Muniz. De acordo com o artista plástico, a experiência de transformar em arte o material reciclado coletado em um dos maiores depósitos de lixo do mundo, localizado no Rio de Janeiro, marcou sua vida. “Fiz esse projeto porque precisava me convencer da validade daquilo que eu estava fazendo. Precisava dessa prova de que a arte tem o poder de transformação”.

“Foi um privilégio fazer esse filme, apesar do trabalho que tivemos para fazê-lo, tendo que filmar no lixão”, disse o diretor João Jardim. “Achei que fosse encontrar o pior lá. Mas chegava em casa com muita raiva do mundo por permitir que pessoas tão interessantes estejam trabalhando na lixeira”, desabafou.

O destaque fica mesmo por conta dos “atores da vida real”, como diz Sebastião Carlos dos Santos (Tião). “Nós procuramos mostrar o que é trabalhar no lixão de verdade, mostrar nossa luta pela sobrevivência. No filme, nós não fizemos nada que não fosse da nossa rotina diária e o impressionante é que depois de todo esse trabalho, isso vai virar arte! A podridão, como diria os bacanas, vai se transformar em quadros para enfeitar as paredes da alta sociedade”, disse emocionado Tião.