Início Região Merial e Invista levam teatro de fantoche às escolas de Paulínia

Merial e Invista levam teatro de fantoche às escolas de Paulínia

Representantes da ONG Grupo Primavera, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Paulínia e das empresas Merial e Invista iniciam na cidade o projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, que beneficiará os alunos de creches, Emeis e escolas do ensino fundamental da rede municipal de Paulínia, totalizando 56 instituições.

Os bonecos criados pela ONG de Campinas, idealizadora do projeto, serão utilizados em sala de aula por 60 professores para discussão de temas relacionados ao meio ambiente. Árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol são alguns dos personagens representados no projeto do teatro, que este ano já contemplou escolas públicas de outros municípios do interior paulista: Sumaré, Itapetininga e Ribeirão Preto.

O projeto prevê a formação de agentes culturais que utilizarão os kits compostos por fantoches, manual de uso, cenário e estórias. Os professores de cada cidade são capacitados em workshops por um educador do Grupo Primavera, para que possam, posteriormente, despertar nos alunos habilidades, criatividade, imaginação e sonhos por meio dos personagens lúdicos.

Conforme Rosilane Purceti, diretora de Recursos Humanos da Merial, a empresa participa desta ação porque o projeto do Grupo Primavera está focado na educação de crianças. “A Merial tem como estratégia para sua atuação social a priorização de ações relacionadas à educação de crianças. Acreditamos que são as crianças de hoje que trarão novas iniciativas para que possamos enfrentar os desafios que o mundo nos propõe. Sendo assim, ações como o teatro de fantoches levam cultura e ampliam a visão das crianças em uma fase onde o brincar é divertido e aprender brincando é essencial.”

De acordo com Nicésio Ronan Cascone, vice-presidente de Operações da Invista para as Américas, a empresa participa do projeto do Grupo Primavera porque acredita que o teatro de fantoches é uma ferramenta para incentivar a cultura popular entre os estudantes, além de capacitar os educadores da região e ser de fundamental importância para a comunidade. “A Invista é uma empresa que busca exercer sua cidadania corporativa de forma a contribuir para com o desenvolvimento das comunidades onde atua. O Grupo Primavera está alinhado com a filosofia da empresa de estimular o espírito empreendedor com princípios nos jovens e, por isso, apoiamos seus projetos há muitos anos. No entanto, esta é a primeira vez que participamos do projeto do teatro de fantoches”, ressalta Cascone.