O Museu Histórico de Paulínia, localizado na avenida José Paulino, funciona em um prédio construído em 1913, e está abandonado.
Criado em 1978 para reunir e preservar a documentação, memória e objetos de imigrantes que vieram para o Brasil, o local contava com um acervo histórico de 1.300 peças, doadas por moradores de Paulínia.
Hoje o prédio se encontra deteriorado com móveis jogados e muita sujeira.
Na 1ª Audiência Pública realizada ela Secretaria de Cultura em 2009, na Câmara Municipal de Paulínia, consta no relatório entregue aos presentes, a seguinte afirmação: “Em função de decisão do Poder Judiciário a Secretaria de Cultura não pode realizar intervenções com vistas a reforma do prédio localizado na Avenida José Paulino. Ainda no primeiro semestre de 2010, o Museu terá novas instalações com a criação de um programa de visitações que voltará a abrir as portas da cidade para a sua história.”
Porém, foi constado no local, esta semana, que a Administração não vem realizando a manutenção do espaço, como a limpeza e os cuidados necessários também para a preservação do prédio. O Museu prossegue abandonado.
A vereadora Simeia Zanon (PSDC) enviou um requerimento ao Executivo no dia 14 de fevereiro, solicitando informações sobre a situação do Museu, por meio de perguntas como:
Onde encontra-se o acervo histórico do Museu?
Há previsão para a reativação do Museu no Município?
Qual a importância do Museu do nosso Município para o Governo Municipal?
Qual o motivo que levou o fechamento do Museu Municipal?
Até o fechamento desta edição, nesta sexta-feira, 25, o Governo Municipal não havia respondido o requerimento segundo informações da vereadora Simeia Zanon (PSDC).