O projeto é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e o Ares PCJ
As matérias que correspondem aos assuntos de preservação do Meio Ambiente já fazem parte da grade curricular das Escolas Municipais de Cosmópolis. As crianças aprendem o ano todo sobre o que se deve fazer e sobre o que não se deve fazer, para que tenhamos um futuro melhor para todos.
A semana entre 16 e 20, tradicionalmente, é ocupada por atividades intensas em todas as Emebs, que convidam pais e amigos para verem de perto os trabalhos finais feitos pelos filhos – alunos e alunas da rede municipal de ensino. São arranjos, desenhos, músicas, produção de vídeos, produção de sabão a partir do óleo de cozinha, confecção de materiais utilizando produtos que a natureza demoraria anos para decompor.
Os alunos também saem às ruas da cidade levando informações a respeito da importância de se preservar o meio ambiente, a partir de pequenos gestos, como fechar uma torneira pingando; não jogar lixo em locais inadequados, ao contrário, fazer a coleta seletiva do lixo; evitar o desperdício de água com todas as forças, tendo em vista que este é um bem finito e que, caso uma atitude nesse sentido não seja tomada agora, as gerações futuras estarão comprometidas.
Um pouco de tudo isso foi levado aos alunos e alunas das Emebs Cecília Meireles e Fernando Bertazzo, que, além dos trabalhos desenvolvidos na Semana do Projeto Gota D´Água, visitaram a Estação Cultural do SESI de Cosmópolis, cuja proposta é oferecer toda a infraestrutura do espaço com bibliotecas, ambiente multimídia e brinquedoteca com acompanhamento de equipe especializada, formada por bibliotecária e mediadora Cultural.
A equipe do Sesi preparou diversas atividades relacionadas à preservação do Meio Ambiente, em conformidade com o Projeto Gota D’água, para os alunos visitantes, como palavras cruzadas e jogos de erros e acertos, a partir de imagens mostradas aos pequenos estudantes.
Para a mediadora da Estação Cultural, Fernanda Guerra, que abriu as portas do Sesi para as escolas, as visitas são oportunidades de mão dupla. “As escolas têm a oportunidade de realizarem atividades externas em um local com infraestrutura adequada para receber os alunos, e o SESI, por outro lado, cumpre sua função social de valorizar o ser humano, fomentar a harmonia nas relações sociais e promover o respeito ao meio ambiente”, disse Fernanda.