A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública integra a Campanha “Maio Amarelo”, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária de Indaiatuba que já foi aderido por 23 países. Um movimento internacional em prol da segurança viária, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.
Várias ações estão sendo organizadas pela Prefeitura para pensar num “Trânsito Mais Humano”. Entre elas, palestras, corridas, caminhadas e uma manhã no Parque Zeca Malavazzi com a participação do Fundo Social de Solidariedade em prol da Campanha do Agasalho “ Inverno Solidário”.
O munícipio inicia sua participação, na segunda-feira, dia 9, às 19 horas, no Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo”, com a palestra “O Impacto do acidente de trânsito na vida do cidadão”, com o piloto do programa Auto Esporte da TV Globo, César Urnhani. Em seguida, o diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, encerra os trabalhos com o tema: “Maio Amarelo: #EUSOU+1 por um trânsito mais humano”.
Arecadação
O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia também participa do “Maio Amarelo”, com a Campanha ArecadAção promovida pela EPTV no dia 21, arrecadando agasalhos para Campanha do “Inverno Solidário.
O Evento será realizado no Parque Zeca Malavazzi, a partir das 8 horas com apresentações artísticas, oficinas, brincadeiras, aferição de pressão, realização de teste glicêmico, orientação sobre controle e prevenção à Dengue, entre outras atividades, para crianças e seus familiares”.
Caminhada e Corrida
No dia 21, a partir das 8 horas, a campanha percorrerá as principias ruas e avenidas da cidade com uma caminhada de 4 km e corrida de 10 km por um “Trânsito mais Humano”. A corrida sairá da Praça do bairro São José e a caminhada do Posto FIC, no Bairro Bela Vista, com chegada no Parque Zeca Malavazzi.
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Paulínia, a partir de quarta-feira, dia 11. As primeiras mil inscrições ganharão camisetas e medalhas.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo surgiu em Indaiatuba, sendo lançado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – que tem a sua coordenação, mas trata-se de uma ação multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Fábio Faldman, a proposta é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.
O diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, explica que em 2016, o Movimento elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de segurança, sobretudo no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população; sobretudo no país berço do movimento, o Brasil; e também o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito, serão as questões que terão evidência na mobilização deste ano.
Coletiva
Na manhã desta quinta-feira, o Secretário de Segurança Pública Fábio Feldman, o piloto do programa Auto Esporte da TV Globo, César Urnhani e Denise Pereira representante do Observatório Nacional de Segurança Viária receberam a imprensa para apresentar as atividades e ações que serão realizadas durante a Campanha “Maio Amarelo” em Paulínia.
Na ocasião, o piloto César Urnhani explicou a proposta dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e do objetivo da Campanha “Maio Amarelo” e comentou sobre a palestra com tema “O Impacto do acidente de trânsito na vida do cidadão” que fará na próxima segunda-feira, dia 9 na abertura das atividades em Paulínia.
“As pessoas têm uma visão totalmente equivocada em relação ao excesso de velocidade que resulta em inúmeras mortes nas vias do país, temos que dirigir de forma preventiva e não defensiva” frisou o piloto.
Dados de trânsito de Paulínia
Segundo dados oficiais do setor de estáticas de Geoprocessamento, da Guarda municipal de Paulínia vem reduzindo o número de acidentes de trânsito fatais. Em 2014 foram registrados 11 acidentes fatais. Em 2015 foram 6, uma redução de 45 %. Já no 1º trimestre de 2016, Paulínia registra uma morte de trânsito.