Início Paulínia Paulínia celebra Dia da Consciência Negra

Paulínia celebra Dia da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra foi celebrado com Palestras, apresentações de dança e capoeira
O dia da Consciência Negra foi celebrado com Palestras, apresentações de dança e capoeira

O Dia da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 em Paulínia com um evento recheado de ações voltadas para o debate e o resgate da cultura negra. O evento, promovido pela Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Cultura, foi realizado durante todo o dia, no auditório Carlos Tontoli. Palestras, apresentações de dança e capoeira fizeram parte da programação.

A secretária de Cultura, Mônica Trigo, abriu o evento lembrando que políticas afirmativas têm início através de debates com a sociedade civil. “As conquistas que vemos hoje são fruto da resistência da militância voltada para acabar com o preconceito contra a raça negra”, comentou.
De acordo com a secretária, os africanos construíram nossa identidade e deixaram um legado de raízes africanas em nosso país. “É por isso que devemos promover ações como essa, que reforçam a luta contra o preconceito, buscando sempre a igualdade de oportunidades”, completou.
O vice-prefeito, Francisco Almeida Bonavita Barros, parabenizou a secretaria de Cultura pela realização do evento. “Parabéns pela iniciativa em não deixar essa data passar em branco. Infelizmente o negro ainda sofre muita discriminação em nossa sociedade e precisamos de debates como esse para tentar erradicar esse problema”, disse.
Em seguida, Emerson Eduardo dos Santos, autor da Lei Nº 02388 de 01/06/2000, que institui a Semana da Cultura Negra no Município de Paulínia, ministrou uma palestra sobre a importância de celebrar essa data. “É fundamental aproveitarmos esses momentos para fazer o resgate da cultura negra e, assim, caminharmos para o fim da discriminação racial no Brasil”, afirmou.
Na sequência, o advogado Tagino Alves Santos falou sobre a Cultura Negra no Futebol. No período da tarde, a programação contou ainda com apresentação de danças folclóricas de alunos da Escola Municipal Professora Odete E. de Souza e a palestra Mulher Negra: Feminismo e Cultura. Alunos da Apae também fizeram uma apresentação de capoeira, em parceria com o Grupo de Capoeira Rainha do Engenho, através do Projeto Capoterapia.