Tecnologia Avançada para Deficientes Visuais é uma Realidade em Paulínia, Fruto do Apoio Fundamental da Administração Du Cazellato e da Secretaria de Educação, e Contribuição do Vereador Pedro Bernarde por Meio de Emenda Impositiva.
Na última terça-feira (21), a cidade de Paulínia conquistou um marco importante rumo à inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O Vereador Pedro Bernarde, que alocou recursos por meio de Emenda Impositiva para aquisição da nova tecnologia, acompanhou de perto o treinamento que revelou a potencialidade dos Óculos de Tecnologia Assistiva OrCam my Eyes. Essa inovação está destinada a desempenhar um papel crucial no suporte aos alunos com deficiência visual em Paulínia, sendo possível graças ao compromisso da administração do Prefeito Du Cazellato e à atuação da Secretaria de Educação.
A chegada da nova tecnologia revolucionária foi marcada por um treinamento realizado no salão nobre da prefeitura. Professores de Educação Especial da Secretaria de Educação, alunos e munícipes com deficiência visual tiveram a oportunidade de explorar e testar as funcionalidades do dispositivo que promete ampliar a autonomia e o desempenho da comunidade.
O OrCam my Eyes funciona como um rastreador e scanner visual, proporcionando uma solução inovadora para pessoas com deficiência visual. A câmera inteligente avançada do dispositivo captura imagens do ambiente e converte as informações visuais em uma saída sonora em tempo real. Com essa tecnologia vestível e ativada por voz, é possível ler instantaneamente o texto de qualquer livro, reconhecer rostos de familiares e amigos, identificar produtos e muito mais.
O vereador Pedro Bernarde ressaltou a importância do investimento em tecnologia, enfatizando: “A utilização inteligente da tecnologia pode contribuir para o progresso da nossa sociedade, como evidenciado pelos óculos OrCam my Eyes, uma tecnologia desenvolvida para oferecer suporte a pessoas com deficiência visual. Mais do que uma simples ferramenta, esses óculos representam uma extensão crucial da independência e autonomia das pessoas com deficiência visual em Paulínia. É um privilégio para mim poder impulsionar, por meio da Emenda Impositiva, essa nova tecnologia que contribuirá com a inclusão e acessibilidade. Expresso meu agradecimento à administração do prefeito Du Cazellato e à Secretária da Educação, Ângela Duarte e os demais servidores que tornaram possível essa conquista preciosa para o município de Paulínia”, ressaltou o vereador.
O dispositivo representa um avanço significativo na promoção da inclusão e acessibilidade em Paulínia. A iniciativa da Prefeitura de Paulínia, por meio da administração Du Cazellato, Secretária de Educação e iniciativa do Vereador Pedro Bernarde, demonstra o compromisso em melhorar a qualidade de vida dos munícipes, reforçando a importância da participação ativa dos representantes públicos na busca por soluções inovadoras, tecnológicas e inclusivas que impactam positivamente a comunidade.