A equipe responsável pelas perícias no Instituo Pauliprev vem transformando o atendimento aos servidores que estão em auxílio-doença, humanizando os procedimentos e olhando mais para o contexto sociofamiliar dos que estão afastados.
Essa mudança nos atendimentos ocorreu desde o final do ano passado e vem recebendo elogios dos servidores que estão em auxílio-doença, no momento em que estão mais frágeis e vulneráveis. Na avaliação da enfermeira Josélia Garcia, “o programa aproxima o servidor do Instituto Pauliprev, à medida que existe um maior acompanhamento de cada caso”.
A partir do levantamento dos dados relacionados ao seu estilo de vida, hábitos de manutenção ou não da sua saúde, histórico de saúde pessoal e familiar, influência do ambiente de trabalho na causa do afastamento atual e outras questões relevantes, há uma preocupação em contextualizar o momento que o servidor está vivenciando e, assim, contribuir no seu retorno ao trabalho ou na sua reabilitação.
Essa mudança também se caracteriza por uma ação ainda mais humanizada por parte dos profissionais responsáveis pela área da saúde da Pauliprev, equipe composta por dois médicos, uma enfermeira, uma assistente social e duas técnicas de enfermagem. Nos casos em que o auxílio-doença é concedido por 30 dias ou mais, além das perícias médicas, há o acompanhamento pela enfermeira e pela assistente social, com uma escuta qualificada, para identificação do contexto de vida do servidor e de sua rede de apoio social e familiar, resultando num efetivo acolhimento e num trabalho mais solidário.