Início Educação Paz nas Escolas: COC realiza projeto para promover diálogo e convivência harmoniosa

Paz nas Escolas: COC realiza projeto para promover diálogo e convivência harmoniosa

O objetivo é criar espaços saudáveis para que crianças e adolescentes compartilhem histórias positivas e reflitam sobre motivos pelos quais são gratos

Nos últimos dias, um comentário alarmante viralizou na internet sugerindo que haveria ataques nas escolas. O assunto causou preocupação entre pais, alunos e educadores, e gerou discussões sobre como promover um ambiente escolar seguro e pacífico.

Para debater o tema e propor soluções, o Colégio de Paulínia (COC) lançou o projeto “Paz nas Escolas”. O objetivo é criar espaços saudáveis para que crianças e adolescentes compartilhem histórias positivas e reflitam sobre motivos pelos quais são gratos.

Felipe Ferrara, aluno do 8° ano do COC, explica que para ter uma cultura de paz nas escolas é preciso colocar-se no lugar do outro, iniciar um diálogo e a amizade. “É necessário também valorizar o que cada pessoa tem de positivo, administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza, e não responder violência com violência. Para ter esse pensamento de ‘Paz nas Escolas’, basta compreender que a paz é vida, é construção. E ela se apresenta verdadeiramente por intermédio de atitudes e não tem um caminho para a paz, porque a paz já é o verdadeiro caminho”, afirma Ferrara.

O projeto “Paz nas Escolas” levou os alunos do COC a refletir sobre o tema e teve como objetivo trazer mais segurança e harmonia para a escola. “Tivemos momentos inesquecíveis que motivaram a todos ao reconhecimento de que precisamos do outro e que é possível viver em uma sociedade de união e muita paz”, destaca Ferrara.

Para alcançar esse ideal, todos têm um compromisso de promover a paz. O COC acredita que é possível construir um ambiente escolar seguro e pacífico, onde alunos, pais e educadores possam conviver de forma harmoniosa e saudável.