Início Colunas Frustração – Decepção – Como lidar? Por Jacqueline Medeiros

Frustração – Decepção – Como lidar? Por Jacqueline Medeiros

Olá galerinha positiva!!!!! Espero encontra-los bem e com saúde, retomando nosso trabalho de escrever e refletir juntos tantas questões emocionais que permeiam nossa vida.

Agradeço desde já a você que parou e está lendo minhas reflexões o foco aqui é levar você para o próximo nível e juntos aprendermos a lidar com nossas emoções na resolução dos desafios que passamos em nosso caminhar.

Frustração, palavra pesada e quantas vezes batemos de frente com ela ao longo de nosso caminhar. Responde aí dentro de você: Quantas decepções já teve? Como você lidou com suas frustrações??

E quais dessas duas as frustrações que paralisaram a sua vida as afetivas ou as profissionais?

Muitos dos pacientes chegam nos atendimentos psicológicos e de cara falam sobre frustrações afetivas.

Nossaaaaaaa, essas causam estragos emocionais, físicos e espirituais dos quais muitas vezes são necessários rompimentos e afastamentos, jogue a primeira pedra quem nunca se frustrou com um relacionamento afetivo seja com um affer, uma amizade, um familiar e se decepcionou tanto que perdeu o rumo da vida, criou bloqueios, desencadeou ansiedade, depressão, síndrome do pânico, enfim quanto estrago emocional e mental.

Agora e aquela frustração profissional da qual você deu seu máximo, vestiu-se da cabeça aos pés com o uniforme da empresa, fez horas extras, levou trabalho para casa, estudou, buscou cursos para se especializar, sempre proativo, pontual, muitas vezes até doente trabalhou, e no final quando surge uma promoção, um cargo que você tem certeza que poderia se desenvolver muito mais ou levar nossas propostas e crescimento a empresa e a equipe de trabalho, surge um “Zé ou uma Maria”, (apenas citação de nomes), e são plantados naquele cargo, que decepção!!!

As vezes a pessoal que ocupou o cargo veio até de uma participação não efetiva em recrutamento e seleção ou até sim foi selecionado no processo daquela vaga, mas no fundo você tem aquele sentimento eu estava mais preparado para assumir esse cargo e dá-lhe decepção.

Decepção grande que causa choro e desespero gera aqui uma frustração tão grande que você perde o rumo e os seus planos somem como fumaça.

Pois é existe sentimento em tudo o que vivemos, existe doação de esforço e muita energia e fé nas nossas ações, SIMMM!!! Confiamos em pessoas, em empregos, porque vivemos em sociedade e precisamos ter credibilidade no outro e nas ações dos outros e das corporações.

Eh galera, e quando passamos por uma traição, uma decepção afetiva, uma demissão injusta, ou uma calúnia dentro do nosso ambiente de trabalho, PESADO NÃO ÉH? E aqui não sou ingênua e não quero JAMAIS, que você não se revolte, chore muito sim, xingue o mundo, se tranque, fique chateado, magoado, viva todo o sofrimento sim, mas NÃO fique nesse ciclo de frustração, busque ajuda psicológica e saia dele, lembre-se que você foi vítima e merece ser feliz.

Estou aqui para dizer que é preciso saber lidar e ressignificar tanta tristeza quando vivemos uma frustração, busque identificar qual a sua maior dificuldade em sair dessa situação que o paralisou.

Contando de mim, sim fui vítima de tantas situações nesse meu percurso de quatro décadas de vida, me decepcionei com amores, amigos, familiares, empresas e principalmente comigo por não ter sabedoria, prudência e discernimento em lidar com tantas situações adversas.

Hoje eu digo que é um longo processo de entendimento e sim sempre usei da psicoterapia como auxílio quando pensei em desistir no meio do caminho, não é fácil e rápido se levantar o apoio de um profissional faz toda a diferença.

Eu aprendi que é questão de sobrevivência trabalhar nossa autorresponsabilidade e ir com mais calma, planejamento e um pouco mais de razão em nossos relacionamentos afetivos e profissionais pois as frustrações fazem parte do nosso percurso, mas cabe a mim a responsabilidade de me blindar um pouco e trabalhar expectativa e perspectiva em todas as situações da vida.

Galera não demore par ser feliz, busque seu desenvolvimento emocional, vale muito a pena!

Gratidão & Positividade!!!!

________________

Jacqueline Medeiros, é psicanalista, especialista na condução de pessoas e no desenvolvimento de suas potencialidades, gestora de RH e master trainer organizacional.

Escritora por paixão.

www.treinamentospositiva.com.br

@medeirosjacque