Início Policial Polícia Civil desmantela esquema de furto e falsificação de medicamentos veterinários

Polícia Civil desmantela esquema de furto e falsificação de medicamentos veterinários

Dez suspeitos foram presos na região, sendo quatro em Paulínia

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) frustraram um esquema de furto e falsificação de medicamentos veterinários na última segunda-feira (30 de setembro). Por meio da ação Cão Amigo, foram cumpridos 12 mandados de apreensão e efetuadas 10 prisões na região e no litoral do Estado, sendo quatro em Paulínia.
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou no mês de julho, quando a equipe descobriu um desvio desse tipo de medicamento – principalmente antipulgas para cães e gatos – da empresa Boehringer Ingelheim.
Dois dos envolvidos no esquema eram funcionários da empresa, localizada em Paulínia: um da linha de produção, outro terceirizado, que atuava no descarte de medicamentos. Foram efetivadas quatro prisões na cidade, no total.
Os produtos originais eram cortados e preenchidos com uma massa para que rendessem mais. Alguns animais morreram por conta da intoxicação, segundo informou a polícia. Por meio da operação, ainda foram apreendidas embalagens de medicamentos verdadeiros furtados, remédios desviados e adulterados e embalagens e etiquetas falsas.
A Boehringer Ingelheim informou que a investigação envolve o comércio ilegal do medicamento antiparasitário Nexgard, destinado ao tratamento de pulgas e carrapatos, em forma de tablete mastigável. A empresa recomendou que os consumidores preocupados com a eficácia ou autenticidade de algum produto já adquirido entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 0800-888-7387.