Lançamento aconteceu na última segunda-feira (21), na Emeb Cecília Meirelles
Com objetivo de proteger os animais de Cosmópolis de maus tratos de qualquer natureza, o prefeito José Pivatto lançou na última segunda-feira (21), a campanha contra os Maus Tratos de animais e Posse Responsável.
No evento de lançamento, duas alunas da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cecília Meirelles leram “os 10 mandamentos da posse responsável”, disponível no panfleto distribuído a todos os alunos da Emeb Cecília, que será amplamente divulgado para a toda a população da cidade. A apresentação de obediência e comandos, protagonizada pelo cão Titã, do Canil da GM, conduzido pelo seu adestrador, GM Maia, foi o ponto alto do evento.
“Maltratar animais é crime. Aqui em Cosmópolis, a partir de agora, vamos aplicar as multas devidas e fazer valer a lei de proteção dos animais. A Guarda Municipal vai aplicar as multas e, se necessário, fará a condução dos agressores para a delegacia de polícia”, alertou Pivatto.
Compareceram ao evento o vereador André MaqFran, autor de uma lei que assegura punição à cidadãos que maltratem animais, em Cosmópolis; Vera Borelli, secretária de Educação; Carlos Alberto Cavagnini, secretário de Segurança e Trânsito e Silvio Luiz Baccarin, secretário de Saúde e vice-prefeito. Também compareceram representantes da entidade Casa Di Gato e Dogs, grupo de pessoas que resgata, trata, cuida e doa gatos e cães submetidos a maus tratos.
Como funciona a campanha
A iniciativa terá o apoio das secretarias de Educação, Segurança Pública e de Saúde. Foram distribuídos materiais de divulgação para todas as escolas da cidade – um panfleto e um imã de geladeira – cada um com informações pertinentes à campanha.
A Guarda Municipal (GM) do município ficará responsável pela condução de agressores para a delegacia de polícia, além de aplicar a multa prevista, que em valores atuais ultrapassa a quantia de R$ 1.400.
Os veículos da GM foram adesivados e o número para denúncias consta nas viaturas e no imã de geladeira, que está sendo distribuído primeiramente na Rede Municipal de Ensino. Como parte da estratégia de divulgação da campanha, dois outdors também foram colocados em pontos estratégicos da cidade.