Início Educação Projeto ambiental da Emei Neusa Caron é selecionado pela Unesco

Projeto ambiental da Emei Neusa Caron é selecionado pela Unesco

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, no Jardim Planalto, foi selecionado pelo PEA (Programa Escolas Associadas) para ser candidato a receber o selo da Unesco, devido ao reconhecimento das ações ambientais desenvolvidas com as crianças.
Várias ações com foco em educação ambiental foram realizadas durante o ano passado. Os alunos participaram de plantio de árvores, caminhada ecológica, visita ao Museu de Zoologia da Unicamp, que realizou uma exposição sobre sustentabilidade, concurso de culinária, entre outras atividades.
Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei receberá o selo da organização.
“Se conseguirmos esse selo, com certeza agregaremos valor à comunidade, à escola e também a todo o município”, afirmou a diretora da Emei, Audrey Beserra de Brito. A Unesco ainda não divulgou uma data para apresentar o resultado da avaliação.
“Algumas práticas já eram realizadas na escola e só foram adaptadas. Outras, criamos especialmente para fazer parte do projeto”, explicou Audrey.
A diretora aproveitou para agradecer a toda equipe, que vestiu a camisa e abraçou a ideia junto com ela. “Só conseguimos chegar até aqui porque a equipe estava coesa, e também pudemos contar com o apoio dos pais e de vários parceiros”, disse a diretora.
A secretária de Educação de Paulínia, Meire Muller, parabenizou os funcionários da Emei pela conquista. “Só a aprovação do pré-projeto já é um fato muito grande para ser comemorado. Parabéns para todos os envolvidos que, com muita garra e determinação, estão ajudando a elevar o nível da educação de nosso município”, declarou a secretária.

PEA
Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), comumente referenciado como Escolas Associadas da UNESCO, é uma rede mundial com mais de 8.500 instituições educacionais em 180 países.
As instituições associadas – que incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas, além de instituições de formação de professores – trabalham para apoiar a colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.