Pastilha de freio: quanto tempo dura esse item de segurança ativa?
Por ser um item que se desgasta naturalmente, a pastilha de freio tem vida útil que varia de acordo com o modo de condução do veículo. A recomendação é verificar o estado dessa peça a cada 10.000 km. É o que chamamos de inspeção de rotina, por trata-se de um componente de segurança ativa.
No entanto, a vida útil pode variar de 20.000 a 50.000 km, sendo que, nesse intervalo e mesmo com freio ABS, trocar a pastilha se torna inevitável devido ao desgaste nas frenagens, que vai reduzindo aos poucos o material de fricção até chegar em um estado mínimo de segurança.
É preciso sempre considerar o modo como o sistema de freios é utilizado. Quanto mais agressivo nas frenagens, menor será a vida útil devido ao desgaste maior do material. Como já dito antes, o tempo de troca das pastilhas de freio varia de acordo com o tipo de condução que se pratica no dia a dia.
Porém, existem alertas do momento em que se tem que substituir as pastilhas. Antes de qualquer percepção sobre o estado desse componente, alguns carros possuem um alerta de substituição através de sensores que atravessam as pastilhas.
Assim, quando estes se desgastam, o sensor é atingido pela energia cinética e térmica, acusando no painel de instrumentos a necessidade de troca da pastilha de freio. Há também diversos modelos sem este aviso de freio. Nesses casos, as percepções do motorista são fundamentais. O momento de trocar é quando o espaço para frenagem começa a ficar longo demais, indicando que as pastilhas já estão gastas.
Além disso, a pastilha de freio, quando está no fim, começa a emitir um ruído ou assobio metálico como de ferro com ferro. Isso ocorre quando a pastilha não existe mais, apenas seu suporte metálico, que acaba entrando em contato com a superfície de aço do disco. Nesse caso, o disco também deve ser trocado, devido ao desgaste provocado pelo contato das duas partes metálicas.
Mesmo com o disco em boas condições, após a troca da pastilha de freio, geralmente se observa um período médio de 100 km para amaciamento das novas pastilhas e do disco já presente no carro, podendo surgir perda de eficiência temporária nesse caso.
Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
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