Na edição passada, ressaltamos a importância da internet como fonte de pesquisa e, claro, de propagação de informações, tanto verdadeiras como falsas, sobre os mais diversos universos, incluindo o automotivo. Derrubamos alguns dos velhos mitos sobre carros, que antes se espalhavam a passos de tartaruga e, hoje, chegam a milhões de pessoas, em frações de segundos, mundo afora. Nesta edição, compartilhamos cinco informações que, caso cheguem até você pelo zap, por exemplo, pode botar fé.
Brancos pretos e pratas vendem mais fácil.
Os modelos dessas cores são, sim, mais “comercializáveis”, tanto que muitos compradores já procuram especificamente esse tipo de carro, pois resistem ou não gostam de outras colorações. Portanto, sim, é verdade.
O calor é menor em carros com vidros escuros.
Positivo! As películas não só reduzem o impacto da luz como também diminuem a radiação solar e a temperatura interna do painel em até 20%.
Quanto mais pesado o carro, maior o gasto de combustível.
Outra verdade. Há uma estimativa que mostra que a cada 50 quilos há um aumento de 1% no consumo. Por isso, evite andar com o porta-malas cheio.
Manter o pé o tempo todo na embreagem encurta a vida das peças.
Tem gente que não acredita, mas é verdade. Esquecer o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o carro, pois essa prática abrevia a vida útil, por exemplo, do disco do componente que acionamos para trocar de marcha. Portanto, abandone esse hábito equivocado, para não acabar na rua, sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.
Dirigir com vidros abertos gasta-se mais combustível.
Mais uma verdade! Dirigir a mais de 80 km/h com os vidros abertos gera uma maior resistência, o que requer mais energia para a movimentação do veículo e, assim, um maior consumo de combustível.
Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva. Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes