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Quatro Rodas com DG por Diego Gomes


Fluido de freio, quando devo trocar?

No dia a dia da oficina mecânica, percebemos que a maioria das pessoas não se atenta para um “detalhe” muito importante: a necessidade de trocar periodicamente o fluido de freio. Há uma grande procura para trocar o óleo, filtros de ar do motor, de óleo, de combustível e do ar-condicionado, mas o fluido “esquece”. Por isso, pergunto: você já trocou alguma vez o fluido de freio de seu carro? Se a resposta for não, entenda a importância de fazer isso.

Primeiramente, o fluido de freio é um componente higroscópico que absorve a umidade e, por isso, vai perdendo suas características ao longo do tempo, daí a necessidade de trocá-lo. Basicamente, o mercado disponibiliza três tipos, identificados pela sigla DOT, cada um com diferentes compressibilidade e ponto de ebulição.

São eles: DOT 3, o mais econômico de todos, próprio para sistemas hidráulicos de uso moderado; DOT 4, também para sistema de freio hidráulico e o mais usado pelas montadoras, esse tipo foi desenvolvido para veículos leves e pesados; e, por último, o DOT 5, apropriado para os chamados carros de alta performance como, por exemplo, os utilizados em competições, que rodam em situação de alta temperatura.

O recomendável é você trocar o fluido de freio do carro a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos. Entretanto, problemas como vazamento ou contaminação de água no fluido podem reduzir esse tempo de manutenção. Por isso, é importante, também, revisar o fluido de freio pelo menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros.


E como saber que está na hora de trocar o fluido de freio do meu carro? Há duas maneiras de perceber isso. Primeiro, quando você precisa acionar o pedal com mais força para frear o veículo, e segundo, quando o tempo de resposta dos freios aumenta. Ao notar um desses problemas, não protele a solução. Procure uma mecânica de sua confiança e realize a troca imediatamente.

Para terminar, mais uma recomendação: sempre troque o fluido todo, ou seja, sem misturar com outro, e na hora da troca peça para o mecânico checar o estado de limpeza do reservatório, que se estiver escuro deve ser substituído ou lavado.

Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes