Início Colunas Quatro Rodas com DG Por Diego Gomes

Quatro Rodas com DG Por Diego Gomes

Água saindo pelo escapamento: se persistir, leve o carro para revisão!

Quando o motor se aquece pela primeira vez no dia, é comum sair água no escapamento. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga. Agora, se o líquido continuar escorrendo por muito tempo o recomendável é submeter o carro à uma revisão, o quanto antes, para evitar maiores problemas.

Abaixo, três coisas que podem ocasionar a saída de água no escapamento, entre outros motivos:

Gasolina ruim

Se uma gasolina de má qualidade é colocada no tanque na hora do abastecimento, as chances de surgimento de água são grandes, por conta da mistura de componentes, inclusive o etanol misturado à gasolina.

Etanol pesado

Por ser um combustível mais pesado e frio que a gasolina, o etanol pode causar o aparecimento de água no escapamento, principalmente ao ligar o carro pela manhã. Depois que o motor esquenta, a tendência é o líquido deixar de escorrer.

 

Dias frios

Quando o carro roda pouco em dias com baixa temperatura, é comum a água se formar no interior do escapamento. A massa de ar quente que sai do motor se encontra com uma massa de ar fria do ambiente externo, provocando a condensação dentro do sistema de escape.

Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes