Início Colunas Quatro Rodas com DG Por Diego Gomes

Quatro Rodas com DG Por Diego Gomes


Qual o tempo de duração de uma bateria?

Peça importante para que seu carro ligue e funcione normalmente, a bateria é constituída de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica. Mas você sabe quanto tempo dura uma bateria automotiva?

A vida útil desse equipamento varia muito, mas existem marcas com maior durabilidade. Em média, a bateria dura de 2 a 3 anos, entretanto, esse tempo pode cair pela metade caso você, dono de automóvel, não tomar os devidos cuidados em relação aos tópicos abaixo.  

Temperatura!
 

O calor e o frio influenciam muito a condução de eletricidade. Assim, como os polos da bateria, liga de chumbo e o fios dos terminais do veículo conectados à bateria são feitos de metal, temperaturas extremas mudam a forma de reação dessas peças, alterando sua capacidade de transmitir energia. No entanto, normalmente, a bateria puxa mais energia durante o frio. Isso ocorre porque a retração das peças gera uma sobrecarga de calor, quando as reações químicas são aceleradas. Em contrapartida, temperaturas elevadas modificam a reação interna da bateria, e consequentemente acelera o processo de corrosão das ligas de chumbo, antecipando a morte natural.


Uso de faróis, lâmpadas internas e rádio

Obviamente, a vida útil da bateria diminui quando usada frequente e intensamente. Por isso, observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura a bateria do seu carro. Preste atenção nos faróis e no rádio e nunca os deixe ligados, com o veículo desligado, pois eles aumentam o consumo de energia, o que acaba diminuindo a longevidade da peça.


Veículo parado

Deixar o carro parado prejudica a durabilidade da bateria, sabia? Isso mesmo! Quando o automóvel fica parado por muito tempo, como por exemplo mais de um mês, a peça acaba descarregando. Portanto, mesmo que você não ligue algum dispositivo, a própria estrutura do carro vai puxar alguma energia passivamente, o que desgasta ainda mais as células da peça. Sendo assim, o recomendável é você ou um responsável colocar o carro para funcionar por 5 minutos, regularmente.

Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes